Relatório da Organização Meteorológica Mundial alerta para ciclo vicioso entre poluição atmosférica e alterações climáticas e revela que os incêndios florestais foram uma das principais causas de poluição atmosférica em 2024
Cientistas da Universidade Metropolitana de Osaka descobriram que os corais construtores de recife utilizam iões de cloreto para detetar luz, um mecanismo nunca antes observado em animais.
Pelo menos 884 pessoas morreram e mais de 1.100 ficaram feridas nas inundações causadas pelas chuvas de monções que caem desde o final de junho no Paquistão.
Projeto da Água Serrana desenvolvido pela Greenvolt é um dos maiores projetos industriais com armazenamento na Península Ibérica, com capacidade de 1,0 MWh.
A população de tubarões conhecida na Austrália como grey nurse shark é considerada Criticamente em Perigo, mas está a mostrar sinais de recuperação ao longo da costa leste da Austrália. Um novo estudo estima que o número de adultos tenha crescido cerca de 5% por ano entre 2017 e 2023, passando de ap
Um especialista da agência climática da ONU previu hoje que os incêndios florestais que devastaram Portugal e Espanha em agosto deverão agravar a qualidade do ar em todo o continente europeu.
O Zoológico da Filadélfia anunciou o nascimento de mais nove Tartarugas-de-Galápagos-Ocidentais-de-Santa-Cruz, uma espécie criticamente ameaçada de extinção. A mãe de primeira viagem aos 100 anos tem agora 16 filhos
A Câmara de Ponte da Barca anunciou ontem ter entregado cerca de 1.800 quilogramas de alimento para abelhas aos apicultores atingidos pelos incêndios de julho em várias aldeias do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG).
O Governo da Madeira (PSD/CDS-PP) aprovou ontem um apoio financeiro superior a 1 milhão de euros para os produtores de cana-de-açúcar, indicou o executivo, explicando que a verba será canalizada através da Associação da Costa Oeste (ACOESTE).
Apesar da perda de centenas de espécies nos últimos séculos, um estudo recente conclui que não estamos a viver uma extinção em massa comparável àquela que extinguiu os dinossauros ou às grandes extinções do passado.
Equipa internacional liderada pelo cientista português João Picão Osório, do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C), aprofunda conhecimento sobre as forças que impelem e condicionam a evolução dos organismos.
A Amazónia, a maior floresta tropical do planeta, evapora 20 mil milhões de toneladas de água por dia, segundo o coordenador geral da organização MapBiomas, Tasso Azevedo.
O Comité da Convenção de Aarhus conclui que a Agência Portuguesa do Ambiente, a Direção-Geral de Energia e Geologia e a CCDR-N retiveram, de forma "deliberada", informação a uma ONG.
Sacos de compras descartados e pacotes de leite usados podem ganhar uma segunda vida ao se tornarem parte de infraestruturas essenciais, segundo uma nova investigação.
A Ferbgás Renováveis vai investir 20 milhões de euros na construção de uma unidade de produção de biometano no concelho de Benavente, distrito de Santarém, com arranque previsto para o primeiro semestre de 2026, anunciou hoje a empresa
Os armadores da ilha açoriana da Terceira receberam ontem com satisfação a reabertura da pesca do goraz, que estava proibida, e que levou à paragem de 70 barcos, disse o presidente da Associação Terceirense de Armadores.
À medida que o planeta aquece, os efeitos das alterações climáticas não se farão sentir de igual forma entre as espécies marinhas da Antártida. Quem serão os vencedores e os perdedores neste ecossistema em rápida transformação? As conclusões são tão fascinantes quanto preocupantes.
Rocha rara enterrada nas profundezas da Austrália central revelou as origens de um dos novos depósitos mais promissores de nióbio do mundo — um metal vital para a produção de aço de alta resistência e tecnologias de energia limpa — e como ele se formou durante a fragmentação de um antigo supercontin
O ministro da Agricultura e Mar defendeu ontem a concretização de vários projetos-pilotos na área da pastorícia extensiva nos territórios do norte e centro atingidos pelos incêndios deste verão.
Os resultados de um novo estudo mostram que estas plantas costeiras podem ser poderosos aliados no combate às alterações climáticas, mas também muito vulneráveis à poluição provocada pelo ser humano.
Uma nova investigação desenvolveu uma ferramenta disponível ao público para ajudar os cientistas a descobrir o que realmente se passa sob a superfície dos nossos rios, utilizando o som.