Mais de 80% dos concelhos das regiões Norte, Centro e Algarve estão esta terça-feira em perigo muito elevado ou máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O aviso amarelo devido às temperaturas elevadas estende-se a quase todo o país, com exceção do distrito de Faro.

Nas regiões do Norte e Centro, praticamente todos os concelhos apresentam risco muito elevado ou máximo. No litoral norte, apenas os concelhos de Esposende (Braga), Póvoa de Varzim (Porto), Murtosa, Aveiro e Ílhavo (todos no distrito de Aveiro) estão em perigo moderado.

No Algarve, os concelhos de Olhão, Faro, Albufeira e Lagoa são os únicos classificados como estando em perigo moderado. Nos restantes, a previsão do IPMA aponta para níveis de perigo elevado a máximo.

De acordo com o IPMA, este perigo deincêndiorural deverá manter-se elevado nos próximos dias, especialmente nas regiões do interior norte e centro, e também no Algarve.

O índice de risco de incêndio rural tem cinco níveis: reduzido, moderado, elevado, muito elevado e máximo. É calculado com base em:

  • Temperatura do ar
  • Humidade relativa
  • Velocidade do vento
  • Precipitação nas últimas 24 horas

Setúbal, Lisboa e Santarem são as cidades mais quentes

Para esta terça-feira, o IPMA prevê céu geralmente limpo e vento por vezes forte na faixa costeira a norte do Cabo Raso e nas terras altas.

  • Setúbal deverá ser a cidade mais quente do país, com 40 °C de temperatura máxima prevista.
  • Seguem-se Lisboa e Santarém, ambas com 39 °C.