
Fazemos determinações de credibilidade o dia todo, consciente e inconscientemente, enquanto estamos nos nossos ambientes sociais, tanto pessoal como profissionalmente.
Ao Psychology Today, a psicóloga Wendy L. Patrick refere como já escreveu "sobre a forma como o amor cega, complicando o desafio de detectar a desonestidade em relacionamentos próximos, e se devemos ignorar a desonestidade para manter o romance (a resposta é 'não')."
Novos estudos, no entanto, oferecem alguns 'insights' interessantes sobre como podemos ser mais perceptivos do que imaginamos.
A atração da verdade
Juntamente com outros colegas, a professora Leanne Ten Brinke estudaram a relação entre dizer a verdade e a atração. Começaram por reconhecer o que a maioria de nós já percebeu (geralmente após o facto) na prática: que, apesar da ampla consciencialização sobre o engano interpessoal, as pessoas raramente acreditam que os outros estão a mentir.
No entanto, podemos ser melhores detectores de mentiras do que pensamos instintivamente, como observaram os professores, uma vez que a avaliação indireta fez com que as pessoas vissem mentirosos e pessoas que dizem a verdade de forma diferente, mesmo sem suspeita.
Na sua investigação Ten Brinke provou que as pessoas se mostraram mais atraentes quando diziam a verdade do que quando mentiam. Quanto ao mecanismo, explicou que esse resultado se deveu à percepção de abertura e cordialidade. A professora descobriu que o efeito da "atração pela verdade" foi mais forte ao avaliar mulheres do que homens, embora o género de quem observa não tenha feito diferença.
Em relação à forma como essas percepções impactam o comportamento, Ten Brinke observou que as pessoas podem ser mais propensas a abordar indivíduos que acreditam ser honestos, mesmo quando não procuram ativamente julgar a credibilidade. Especificamente, os participantes não só se sentiram mais atraídos por pessoas que disseram a verdade, como também se sentiram menos atraídos por pessoas que enganaram durante o momento em que perguntas críticas revelavam a verdade ou uma mentira.
Os investigadores descobriram ainda que os alvos eram vistos como mais atraentes quando diziam a verdade do que quando mentiam sobre o mesmo tópico. E sim, as mulheres foram percebidas como mais atraentes quando eram honestas do que quando mentiam, embora a veracidade não tenha impactado as avaliações de atratividade dos homens.
Ten Brinke e os seus colegas também descobriram que percepções de abertura e cordialidade mediaram a relação entre a veracidade do alvo e as avaliações de atratividade percebidas, o que, como mecanismo para explicar os efeitos, deve operar fora da consideração consciente. De facto, os professores observaram que comportar-se de forma desagradável ou não cooperativa, e fornecer poucos detalhes, foi identificado como preditor de engano.
Considerando o papel que a atração desempenha nas nossas interações interpessoais, podemos sentir maior motivação para abordar pessoas que dizem a verdade do que mentirosas, o que não apenas leva a relacionamentos positivos com novos amigos e contatos autênticos e confiáveis, mas também nos poupa dos custos, resultados e, às vezes, da dor de cabeça da decepção.