Dormir é essencial para quase tudo. Corpo, mente e sistema nervoso são impactados pela falta de repouso. Os adultos que dormem pelo menos sete a nove horas por noite podem ficar doentes com menos frequência, ter níveis de stress mais baixos e evitar doenças crónicas como a diabetes e as doenças cardiovasculares.

A curto prazo, os benefícios de noites de sono reparadoras são, obviamente, ter energia ao longo do dia, sentir a mente mais lúcida e ficar mais motivado.

Porém, fatores como o stress, prazos de trabalho iminentes e substâncias como o álcool podem impedi-lo de ter noites de qualidade.

Nos dias em que parece que está a arrastar os pés para chegar ao final do dia, saiba que existem truques para conseguir ter mais energia ao longo do dia.

Nutricionistas registados revelaram dicas ao site Eating Well sobre como pode aumentar os seus níveis de energia através da nutrição e de outras abordagens simples:

1- Hidratação

Manter a ingestão de líquidos pode ajudá-lo a sentir-se com mais energia, mesmo que esteja a dormir pouco, diz Roxana Ehsani. "A desidratação pode provocar dores de cabeça, aumento da fome e redução do desempenho mental ou físico. Estar apenas 2% desidratado pode prejudicar tanto a função cognitiva como o desempenho atlético."

A ingestão ideal de água para cada pessoa é diferente, uma vez que os níveis de atividade, a utilização de medicamentos e o peso corporal podem influenciar a ingestão de líquidos mais adequada para si. Mas, de um modo geral, o objetivo de beber entre 11,5 e 15,5 chávenas por dia está de acordo com a ingestão dietética de referência.

2- Apostar num pequeno almoço equilibrado

Começar o dia com uma refeição equilibrada - ou seja, uma refeição rica em hidratos de carbono complexos, proteínas e gorduras saudáveis - é apenas uma forma de se preparar para um óptimo dia. Equilibrar estes macronutrientes essenciais pode proporcionar uma energia duradoura, melhorando a concentração, estabilizando os níveis de açúcar no sangue e evitando uma quebra de energia a meio da manhã, afirma Lena Bakovic.

Se gosta de café com leite e um doce, saiba que talvez não seja a melhor ideia se estiver a tentar manter a energia ao longo do dia. Opte por algo mais saciante, como um iogurte ou uma sandes caseira com ingredientes como ovos, queijo e abacate. "A privação de sono pode aumentar os desejos de açúcar, pelo que comer uma refeição equilibrada de manhã pode ajudar a refrear esses desejos", diz Ehsani.

3- Mexa-se

Uma das melhores formas de obter uma explosão imediata de energia é o exercício físico. E não tem de ser um exercício vigoroso, como treino de alta intensidade ou sprints. Quando está cheio de sono, o excesso de esforço não é a resposta. A chave é manter movimentos de baixo impacto, diz Bakovic. "Praticar uma atividade ligeira, como alongamentos ou uma pequena caminhada, promove o fluxo sanguíneo e liberta endorfinas que melhoram a disposição, o que pode aumentar o estado de alerta."

Se tiver pouco tempo, Ehsani recomenda que faça apenas dez minutos de atividade física para o ajudar a acordar e a preparar-se para o dia que tem pela frente.

4- Aproveite a luz solar

Sair à rua, mesmo que seja por um breve período de tempo de manhã, pode ser a chave para dormir melhor à noite. "Alguns minutos de exposição à luz natural podem ajudar a acordá-lo e a regular os ritmos circadianos do seu corpo", refere Ehsani. "Além disso, respirar ar fresco e sair à rua pode dar um impulso natural à sua energia e disposição."

5- Faça uma pequena sesta

Pode sentir uma onda de cansaço depois do almoço. Se tiver tempo, faça uma sesta de 10 ou 20 minutos. "Fazer uma sesta rápida no início do dia pode ajudar a melhorar a sua disposição e concentração. Não se esqueça de dormir a sesta antes do final da tarde, caso contrário poderá interferir com a sua noite de sono seguinte", sugere Ehsani.