Lavar o rosto é um hábito que pode fazer parte da sua higiene diária. Ainda assim, pode haver uma zona do corpo que acaba por esquecer-se de limpar: as pálpebras. É um passo importante que acaba por estar ligado a alguns problemas. Veja o que está em causa e como limpá-las em segurança.

Sanjeev Gulati é dermatologista e ao 'website' Only My Health revelou alguns dos cuidados que precisa de ter com esta zona do corpo. "As pálpebras têm glândulas sebáceas que desempenham um papel fundamental na lubrificação dos olhos. Secretam uma fina camada de óleo que ajuda a estabilizar o filme lacrimal e a evitar que os olhos fiquem secos", começa por dizer.

Contudo, quando acaba por ficar com muitas células mortas e sujidade, poderá trazer vários problemas. É o caso de blefarite, que corresponde a uma inflamação das pálpebras, olho seco ou até terçolho.

Deu ainda a conhecer alguns dos sinais que podem mostrar que não está a tratar das suas pálpebras como deveria. Pode ficar com uma sensação de areia nos olhos, lacrimejar frequente, vermelhidão à volta dos olhos e olhos cansados ou secos, em especial à noite.

Está também a ter alguns maus cuidados com as suas pálpebras, o melhor é ter isto em conta. Assim, é importante remover completamente a maquilhagem dos olhos, usar produtos de limpeza mais agressivos e usar uma maquilhagem pesada.

Diz ainda que quem usa óculos ou lentes de contacto deve ter ainda mais cuidado com as pálpebras. E como é que deve limpar as pálpebras? O especialista revela que pode ser mais fácil do que pensa.

Assim, use um produto de limpeza suave que seja diluído. Molhe um pano limpo ou algodão no produto e depois na zona das pálpebras. Passe por água e seque com a ajuda de uma toalha. Explica que é algo que deve fazer pelo menos uma vez por dia, de preferência à noite se costuma usar maquilhagem.

E quando é que há motivos para ir ao médico?

O melhor é estar atento aos sinais e perceber se algo que mais grave está a acontecer. Deverá ter algum cuidado e consultar um especialista quando perceber que a limpeza diária não está a trazer qualquer tipo de resultados.

"Se seus olhos continuarem vermelhos, irritados e se sentir comichão mesmo após a higiene regular, ou se apresentar inchaço ou alterações na visão, consulte um oftalmologista." A verdade é que convém estar alerta para evitar outro tipo de problemas mais tarde.

Truques para limpar o rosto de forma natural

O dermatologista Kiran Sandeep Singh revelou ao 'website' HealthShots o que tem de fazer. Uma das soluções passa por fazer um esfoliante com açúcar, para eliminar as células mortas e desobstruir os poros. Misture o açúcar com o óleo da sua preferência. Por outro lado, pode também massajar a cara com óleo da árvore do chá.

Outra dica que deixa é fazer uma esfoliação com mel, um pouco de açúcar e umas gotas de limão. É outra solução para hidratar a pele e conseguir acabar com os pontos negros.

A clara de ovo é mais uma dica. Aplique no rosto durante alguns minutos. Depois seque com um pano e aplique um creme hidratante.