
Um ataque isquémico transitório, também conhecido como mini ataque cardíaco, é um bloqueio temporário do fluxo sanguíneo para o cérebro que causa sintomas que desaparecem num dia.
Um novo estudo científico concluiu que pessoas que têm este tipo de ataque cardíaco, podem experienciar fadiga prolongada até um ano depois.
O estudo, publicado na Neurology esta semana, não prova que estes mini ataques cardíacos causam fadiga prolongada, mas que existe uma ligação.
"As pessoas que sofreram um ataque isquémico transitório podem apresentar sintomas como queda da face, fraqueza nos braços ou fala arrastada, que desaparecem no espaço de um dia", explicou o autor do estudo Boris Modrau, do Hospital Universitário de Aalborg, na Dinamarca, citado pelo EurekAlert!.
"No entanto, algumas pessoas relataram outros desafios continuados, incluindo redução da qualidade de vida, problemas de pensamento, depressão, ansiedade e fadiga. O nosso estudo revelou que, para algumas pessoas, a fadiga era um sintoma comum que se prolongava até um ano após o ataque isquémico transitório."
Leia Também: Cardiologista partilha cinco formas de reduzir risco de ataque cardíaco