Com o final de Abril já ultrapassado, entra-se na habitual temporada de relatórios anuais e trimestrais das principais marcas. No caso da Pierer Mobility, empresa que detém a KTM, seria expectável que o relatório financeiro referente a 2024 já tivesse sido publicado. No entanto, este ano, tal não aconteceu.

A razão prende-se com a reestruturação financeira que a Pierer se encontra a ultimar. Até ao dia 28 de Abril de 2025, os detalhes do processo de financiamento ainda não estavam finalizados, o que inviabilizou a publicação do relatório.

A empresa explicou oficialmente que a conclusão positiva do processo com os investidores é essencial para a reorganização da KTM AG e, consequentemente, para a sobrevivência do grupo. A principal pendência contabilística é a validação da continuidade da atividade empresarial.

Ou seja, sem compromissos firmes de financiamento por parte dos investidores, não é possível apresentar os dados com base no pressuposto de continuidade. Caso o processo não resulte — algo que a administração acredita ser improvável — a empresa terá de considerar valores de liquidação e reformular por completo o relatório anual.

A Pierer Mobility afirma, contudo, que pretende divulgar o relatório completo até 30 de Maio de 2025, desde que todas estas questões sejam resolvidas a tempo.

Números preliminares já foram divulgados

Apesar do relatório final ainda não estar disponível, a Pierer avançou com uma série de dados preliminares — embora com a ressalva de que poderão agravar-se caso o plano de financiamento falhe.

E os números já são bastante negativos: as vendas anuais desceram cerca de 29%, passando de 2,7 mil milhões de euros em 2023 para 1,9 mil milhões em 2024. A dívida líquida ascende a 1,643 mil milhões de euros e o capital próprio é negativo: -199 milhões de euros.

Em termos laborais, a empresa despediu 874 trabalhadores durante 2024, e outros 750 entre Janeiro e Março de 2025.

No total, foram vendidas 292.497 motos em 2024, das quais 60.000 foram comercializadas pela parceira indiana Bajaj. De forma definitiva, a Pierer Mobility anunciou também que vai abandonar o sector das bicicletas — incluindo as marcas Husqvarna e GasGas — ao longo de 2025.

Perspectivas para 2025

Mesmo perante dificuldades financeiras e incertezas económicas globais, a empresa mantém a intenção de apresentar projeções. Prevê-se, desde já, um resultado operacional negativo para 2025 (antes de contabilizar eventuais lucros resultantes da reestruturação).

E o que é esse “lucro de reestruturação”? Caso seja atingida a meta de 30% do plano de recuperação — o que implicaria a injecção de 600 milhões de euros até 23 de Maio — estima-se um lucro extraordinário de 1,3 mil milhões de euros. Se tal se concretizar, a empresa poderá voltar a apresentar capitais próprios positivos, na casa das centenas de milhões.