Esta segunda-feira, 28 de julho, assinala-se o Dia Mundial da Hepatite, data que corresponde ao dia do nascimento do cientista Baruch Blumberg, que desenvolveu o teste de diagnóstico e a vacina para o vírus.

Existem vários tipos de hepatite e o nome desta doença é bastante comum. Mas, em que consiste?

"A hepatite é uma inflamação do fígado. A inflamação é a resposta do corpo a uma infeção ou lesão. Muitas coisas podem lesionar o fígado e desencadear a hepatite. Certas infeções virais causam hepatite. Mas também pode desenvolvê-la se tiver doenças que afetam o fígado ou se estiver exposto a toxinas como produtos químicos, álcool ou drogas", lê-se no site da Cleveland Clinic.

"A doença pode causar sintomas que surgem repentinamente e desaparecem em seis meses (hepatite aguda). Mas pode ter uma hepatite que não desaparece e piora lentamente. Esta é a hepatite crónica."

Existem vários tipos de hepatite, algumas mais comuns do que outras:

Hepatite viral - Este é o tipo mais comum de hepatite. Existem vários tipos de hepatite viral. Os mais comuns nos são a hepatite A, a hepatite B e a hepatite C;
Hepatite tóxica - É a hepatite que se pode contrair pela exposição a produtos químicos. A hepatite induzida pelo álcool e a hepatite induzida por medicamentos são outros tipos de hepatite tóxica. A hepatite tóxica pode ser aguda ou crónica;
Hepatite autoimune - Esta hepatite crónica é rara. Ocorre quando o sistema imunitário ataca os tecidos do fígado por engano.

A hepatite pode ser traiçoeira, uma vez que é possível não notar alterações no seu corpo imediatamente. Porém, os principais sintomas são:

  • Diarreia;
  • Fadiga;
  • Sensação de fraqueza ou desconforto geral;
  • Febre (se tiver uma infeção viral);
  • Náuseas ou perda de apetite;
  • Dor no lado direito da parte superior do abdómen.

Pode ter outros sintomas se tiver hepatite crónica que causa mais danos ao fígado. Os sintomas da hepatite crónica incluem:

  • Confusão, desorientação ou sonolência (encefalopatia hepática);
  • Urina escura e fezes claras;
  • Comichão na pele (prurido);
  • Pele amarelada ou uma tonalidade amarelada na parte branca dos olhos (icterícia).

Existem vários fatores que podem causar hepatite. A causa mais comum é a exposição a vírus, mas condições de saúde que danificam o fígado podem causar hepatite. O mesmo pode acontecer com a exposição a toxinas como álcool, drogas — incluindo medicamentos — e produtos químicos.

E como se contraem estes vírus?

Fluidos corporais. A hepatite B pode-se propagar através da saliva, do sémen e dos fluidos vaginais. Pode-se ser infetado com hepatite B ao ter relações sexuais desprotegidas com alguém que tenha o vírus. A hepatite B crónica pode ser transmitida de um dos pais para o filho durante o parto.

Sangue contaminado. A hepatite B, C e D podem ser transmitidas através do contacto com o sangue de alguém que tenha o vírus. Isso geralmente acontece quando as pessoas partilham agulhas para uso de drogas intravenosas.

Intoxicação alimentar. Pode contrair hepatite A ou E se comer alimentos ou beber água que contenham os vírus.