A Benda, uma das marcas de motos chinesas mais inovadoras e promissoras, vai expandir-se para o mercado norte-americano no final de 2025. Com esta entrada, os motociclistas dos Estados Unidos terão finalmente a oportunidade de experimentar as motos desta empresa, que já despertou curiosidade noutros mercados.

Embora a notícia seja recente, os primeiros sinais desta expansão surgiram ainda em dezembro de 2023, quando a Benda submeteu documentos ao NHTSA (Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA) para cumprir os requisitos de registo e codificação de VIN. Agora, em parceria com a Keeway America — responsável pela importação das marcas Benelli e Keeway no mercado norte-americano — a Benda prepara-se para lançar parte da sua gama no novo território.

Primeiras motos disponíveis

Os modelos escolhidos para a estreia nos Estados Unidos são três cruisers: a Chinchilla 300, a Chinchilla 500 e a NapoleonBob 500. Estas motos posicionam-se como concorrentes diretas de modelos como a Kawasaki Eliminator, Honda Rebel 500 e 300, e a CFMoto 450CL-C. Contudo, ao contrário da maioria das rivais que utilizam motores de dois cilindros em linha, as Benda optam por motores V-Twin, proporcionando uma estética mais clássica e autêntica. Além disso, em linha com a estratégia de várias marcas chinesas, estes modelos oferecem especificações superiores a preços mais competitivos.

NapoleonBob 500

O destaque entre os modelos iniciais é a NapoleonBob 500, uma bobber de inspiração retro com um design de forquilha semelhante ao estilo “girder” pré-Segunda Guerra Mundial. Embora não utilize uma forquilha genuína deste tipo, o visual é convincente graças às coberturas que simulam a estrutura tradicional. No mercado internacional, este modelo está equipado com um motor V-Twin de 476 cc, capaz de gerar 50 cv às 8.500 rpm e um binário máximo de 42 Nm às 6.700 rpm. A moto apresenta um quadro de berço em aço, amortecedor traseiro oculto (que lhe confere um perfil de “hardtail”), travões com pinças radiais de quatro pistões, ABS, controlo de tração, e um painel TFT redondo a cores.

Chinchilla 500

A Chinchilla 500 é uma cruiser mais convencional, com dois assentos, um quadro de dois amortecedores e uma forquilha invertida visível. Embora partilhe o mesmo motor de 476 cc da NapoleonBob 500, a potência máxima no mercado internacional é ligeiramente inferior, atingindo 47 cv às 8.800 rpm. A moto mantém os mesmos 215 kg de peso (pronta a conduzir) e inclui iluminação LED, travões de alta performance e outros equipamentos de topo.

Chinchilla 300

A versão mais compacta, a Chinchilla 300, segue o estilo da sua irmã maior, mas utiliza um motor V-Twin de 298 cc. Este bloco oferece 30 cv às 8.500 rpm e 27 Nm de binário às 6.700 rpm. Mais leve que os modelos de 500 cc, a Chinchilla 300 pesa 175 kg e apresenta características semelhantes em termos de design e equipamentos.

Os três modelos estão previstos para chegar ao mercado na primavera de 2025, com preços a serem divulgados mais perto do lançamento. No entanto, possíveis tarifas sobre produtos fabricados na China podem impactar os preços finais e o sucesso da marca nos EUA.

Se esta primeira aposta for bem-sucedida, é provável que outros modelos mais avançados da Benda também cheguem ao mercado norte-americano. Entre as possibilidades estão a Dark Flag 500 com motor V4 e a recém-apresentada Dark Flag 950. Além disso, a marca já revelou protótipos como o desportivo LFC700 e o naked LFS700, ambos equipados com motores de quatro cilindros em linha. Para o futuro, a Benda planeia ainda lançar uma moto com motor V4 de 1.200 cc e 152 cv, cujo protótipo foi apresentado em 2021.

Com ambição e inovação como palavras de ordem, a Benda parece estar pronta para deixar a sua marca no competitivo mercado dos EUA.

Imagens: Benda Moto