
Garantiu a passagem do Sport Lisboa e Benfica à Champions League, esta quarta-feira, 27 de agosto, frente ao Fenerbahçe de José Mourinho e reforçou o seu lugar no coração dos benfiquistas, conquistado desde que chegou ao clube, em 2024.
Apelidado de 'Kerem Potter' - por celebrar os seus golos como se usasse uma varinha mágica, tal como a mítica personagem de J.K.Rowling, Harry Potter - Kerem Aktürkoglu é um jovem atleta de 26 anos, mas a verdade é que poderia não ter chegado até aqui, uma vez que correu risco de vida com menos de um ano.
Segundo uma entrevista que concedeu em 2023 ao The Athletic, do New York Times, trazida recentemente à imprensa portuguesa pela TV Guia, o extremo turco ficou desaparecido nos escombros da cidade onde vivia, Izmit, na Turquia, depois de um brutal terremoto de 7,6 na escala de Richter em agosto de 1999.
A situação, para Aktürkoglu, acabou por ser temporária uma vez que o seu avô, presidente da Câmara do município, acabou por removê-lo das ruínas da casa onde vivia com os pais, enquanto ajudava nas operações de salvamento. Caso contrário, com apenas 10 meses, o jogador dos encarnados poderia ter sido uma das 18 mil vítimas mortais do desastre.
Solidariedade com quem passou pelo mesmo
E foi por este motivo, segundo o que contou à publicação acima mencionada, citada pela revista portuguesa, que Kerem Aktürkoglu fez questão de ajudar todas as vítimas do terremoto que dizimou a Turquia e a Síria em 2023. À época, usava o emblema do Galatasaray ao peito e foi para o terreno com o vice-presidente do clube auxiliar a população.
"Estava com minha família e a primeira coisa que disse foi: ‘Eu preciso de estar lá'. Quem viveu o terremoto de 1999 é quem percebe realmente o que é ser uma vítima. E a minha família foi uma vítima, ainda que eu fosse muito novo", terá dito.
"Quando estás num local destes, sentes tudo. Falas com uma pessoa que perdeu alguém e é difícil não chorar. (...) Viver isto é diferente de só ver na televisão", acrescentou o atleta.