O baterista Matt Cameron está de saída dos Pearl Jam, banda que integrava desde 1998. A informação foi confirmada pelo próprio e também pela banda norte-americana esta segunda-feira.

Numa publicação divulgada nas redes sociais, Matt Cameron, de 69 anos, agradeceu por aquela que descreveu como uma "viagem incrível" e "27 anos fantásticos" ao serviço dos Pearl Jam.

."Depois de 27 anos fantásticos, dei os meus últimos passos como baterista dos poderosos Pearl Jam", começou por escrever.

"Muito amor e respeito para o Jeff, para o Ed, para o Mike e para o Stone por me convidarem para a banda em 1998 e por me darem a oportunidade de uma vida, cheia de amizades, arte, desafios e risos", acrescentou.

O músico terminou a mensagem referindo que "mais está para vir", mas não revelou os motivos por trás da sua saída.

"Sou eternamente agradecido à equipa e aos fãs de todo o mundo. Tem sido uma viagem incrível. Mais está para vir. Obrigado a todos do fundo do meu coração. Paz e amor", completou.

Os Pearl Jam partilharam a mensagem do baterista na página oficial da banda e divulgaram uma breve nota de agradecimento.

"Desde ser um dos nossos primeiros heróis musicais nas bandas Skin Yard e os poderosos Soundgarden até tocar nas nossas primeiras demos em 1990, o Matt Cameron tem sido um músico e baterista singular e verdadeiramente potente. Ele impulsionou os últimos 27 anos de espetáculos ao vivo e gravações de estúdio do Pearl Jam. Foi um capítulo profundamente importante para o nosso grupo e desejamos-lhe sempre o melhor", lê-se.

"Vamos sentir profundamente a sua falta e será para sempre o nosso amigo na arte e música. Adoramos-te Matt", rematou o grupo.

O músico entrou para os Pearl Jam em 1998, depois da saída do baterista Jack Irons. O grupo teve ainda outros três bateristas - Dave Krusen, Matt Chamberlain e Dave Abbruzzese.

Considerado uma importante figura no mundo do rock, foi também reconhecido pelo seu trabalho na banda Soundgarden, onde tocou de 1986 a 1997 e de 2010 até 2017.

Nestes 27 anos de Pearl Jam, Matt Cameron integrou a gravação dos álbuns 'Binaural' (2000), 'Riot Act' (2002), 'Pearl Jam' (2006), 'Backspacer' (2009), 'Lightning Bolt' (2013), 'Gigaton' (2020) e 'Dark Matter' (2024).

Ainda não se sabe quem será o substituto do baterista californiano. O grupo tem apenas um espetáculo agendado para breve, no Ohana Festival, nos Estados Unidos, dia 26 de setembro.

A banda liderada por Eddie Vedder foi formada em 1990. O grupo atuou pela primeira vez em Portugal em 1996, no Pavilhão Dramático de Cascais. Ao longo dos anos, os Pearl Jam têm voltado várias vezes ao nosso país e esgotado datas, tanto a solo como em festivais. A última vez que atuaram em Portugal foi em 2024, quando foram cabeça de cartaz do festival NOS Alive, no Passeio Marítimo de Algés.