É uma das 'febres' do momento! O 'chocolate de Dubai', da Fix Dessert Chocolatier, é um verdadeiro fenómeno nas redes sociais, depois da influenciadora do TikTok Maria Vehera ter partilhado um vídeo, em 2023, a comer o famoso doce.

O chocolate original só pode ser comprado nos Emirados Árabes Unidos, mas várias marcas europeias têm apostado em recriações do famoso doce, face à crescente procura. De acordo com Fix Dessert Chocolatie, o que torna este chocolate especial é o recheio de pistácio e kadaif, uma massa tradicionalmente usada em doces no Médio Oriente, e a cobertura de leite.

Face à crescente procura, não param de surgir notícias em torno do tema. De acordo com o jornal The Independent, uma mulher chegou mesmo a ser apanhada com 90 quilos do famoso chocolate, no Aeroporto de Hamburgo, Alemanha. Ao todo foram apreendidas 460 barras de chocolate, que estavam distribuídas por três malas, informou a Reuters, citada pelo jornal.

A polícia alemã suspeita que as barras de chocolate, avaliadas em cerca de dois mil euros, fossem destinadas à venda comercial, motivo pelo qual foram apreendidas. Um porta-voz dos serviços alfandegários fez saber ainda que a mulher, de 33 anos, contou à polícia que pagou 4,60 euros por cada barra de chocolate de 200 gramas.

O The Independent dá ainda conta que a mulher não foi detida, mas que está a ser investigada por possível evasão fiscal. Além disso, teve de pagar ainda as taxas de importação.

As autoridades ainda não revelaram se o chocolate apreendido corresponde à marca original que circula nas redes sociais, nem se sabe ainda se o doce vai ser destruído ou reexportado.