A Klarna, ‘fintech’ sueca focada em ‘buy now pay later’, revelou, nesta quarta-feira, que a sua subsidiária, Klarna Financial Services UK, no Reino Unido obteve uma licença para ser uma ‘eletronic money institution’ (EMI). Esta autorização, conseguida junto da Financial Conduct Authority, permite desbloquear o lançamento da Klarna balance e Klarna cashback no país, adianta a empresa.

Estes dois serviços devem estar ao dispor dos 11 milhões de clientes britânicos até ao final do ano. Segundo a ‘fintech’, esta autorização constrói a “base para futuras expansões de produtos e fortalece a ambição da Klarna para romper com a banca de retalho tradicional ao mesmo tempo que se torna um verdadeiro parceiro diário de gastos e poupanças para os consumidores”.

A Klarna balance já está disponível nos EUA e mais 14 mercados, informa a empresa em comunicado, sublinhando que este serviço vai permitir aos clientes do Reino Unido fazer a gestão dos seus fundos através da conta da Klarna balance. “Os clientes vão poder transferir mais dinheiro [para a conta] a partir do seu cartão de débito, usa-la para fazer compras com a Klarna, receber fundos diretamente, e receber ‘cashback’ quando fazem compras”, ilustra.

A Klarna cashback pode devolver aos consumidores até 10% do valor das suas compras feitas através da aplicação da ‘fintech’. “Sem truques”, reforça a empresa, “o ‘cashback’ é adicionado diretamente ao seu saldo Klarna. O cliente pode então gastá-lo em qualquer lugar onde a Klarna seja aceite”, realça.

Para a diretora da Klarna Financial Services UK, Abby Vickers, esta autorização é o “próximo grande passo da Klarna no Reino Unido – indo além dos pagamentos flexíveis para a gestão financeira quotidiana” dos clientes. “Enquanto os bancos tradicionais ainda estão a tentar recuperar o atraso, a Klarna está a oferecer aos consumidores uma forma mais inteligente de gastar – e agora também de gerir as suas finanças. Esta é a forma moderna de gerir o dinheiro: gerir, gastar e ser recompensado – sem complicações”, defende.