
O Standard Chartered anunciou a nomeação de David Hardoon como diretor global de Capacitação de Inteligência Artificial (IA), com efeito imediato. Esta nomeação reforça o compromisso do banco em alavancar análises avançadas e IA para impulsionar a inovação e manter a sua vantagem competitiva no setor, refere a instituição britânica em comunicado. Baseado em Singapura, David reporta a Mohammed Rahim, diretor de Dados do Grupo Standard Chartered.
David Hardoon possui mais de 22 anos de experiência e histórico na liderança de dados e IA em vários setores, incluindo bancos, consultoria, governo e educação. Em particular, participou no desenvolvimento da estratégia de IA para a Autoridade Monetária de Singapura, promovendo fluxos de dados abertos e transfronteiriços e a adoção de dados e IA de acordo com os princípios de justiça, ética, responsabilidade e transparência (FEAT) em todo o setor financeiro de Singapura.
Na sua nova função, será responsável por desenvolver capacidades robustas de IA e governação no âmbito do Chief Data Office, ao mesmo tempo que promove a análise de dados e identifica oportunidades em todo o banco onde a IA pode acrescentar valor significativo, simplificar processos e proporcionar experiências impactantes aos clientes.
“O David desempenhará um papel fundamental na definição e condução da nossa estratégia e ambições de IA, garantindo que aproveitamos todo o potencial das tecnologias de IA para melhorar os nossos serviços e operações centrados no cliente e orientados para os dados”, comenta Mohammad Rahim
O banco tem divulgado diversas iniciativas de incorporação de IA na sua atividade. Recentemente, anunciou o lançamento de uma coluna de vídeo com tecnologia de inteligência artificial (IA), o “Standard Chartered Wealth Management FX Intelligent Expert”, para esclarecer os clientes sobre mercados.
O banco refere que se trata de uma iniciativa pioneira no setor, que representa “um passo significativo” no fornecimento de ‘insights’ de mercado cambial em tempo real e de fácil assimilação pelos clientes. A solução foi desenvolvida em colaboração com a London Stock Exchange Group (LSEG).
Também no âmbito da IA, o banco lançou o SC GPT, uma ferramenta de inteligência artificial generativa (GenAI), em 41 mercados em todo o mundo, com o objetivo de melhorar a eficiência operacional e o envolvimento do cliente. A ferramenta vai capacitar mais de 70 mil funcionários em todo o mundo. O banco espera que o SC GPT melhore as operações e a produtividade; adapte os esforços de vendas e marketing para aumentar a receita; avance na engenharia de software com mais automação; e dimensione a forma como os riscos são medidos, geridos, registados e relatados.