
A ‘chief data officer’ (CDO) do Banco Montepio, Sara Candeias, foi distinguida na reunião anual do Chief Data & Analytics Officers Council (CDAO), uma estrutura criada pela Microsoft Portugal. A executiva do banco foi eleita ‘chief data officer’ do ano.
Sara Candeias entrou no banco em 2021 e, dois anos depois, criou a Direção de Dados e Analítica, que tem como missão “assegurar que a informação – financeira e não financeira – é gerida como um ativo estratégico, promovendo decisões mais rápidas e precisas”, explica. “A estratégia de dados e analítica que promovo no Banco Montepio assenta numa visão integrada e tem uma metodologia de implementação transformacional, alinhada com os objetivos do negócio e com as práticas de controlo de custos do banco”, argumenta Candeias.
O CDAO destaca que esta é a segunda mulher a receber esta distinção no espaço de três, algo assinalável pela predominância do género masculino nesta área. Segundo revela a entidade, bastaram duas rondas de votação entre as mais de 40 pessoas que compõem este conselho para eleger Sara Candeias.
A CDO do Banco Montepio salienta a “forte colaboração entre equipas” e as “boas práticas de governo e qualidade de dados” como bases para a sua abordagem. O banco, revela, ao longo de quase três anos, “aumentou a circulação tempestiva de dados entre as diferentes áreas de negócio. Mais dados pertinentes e fiáveis passaram a estar disponíveis para todas as direções em tempo útil”, realça o CDAO. A par disto, as mudanças “cumpriram as mais rigorosas exigências regulatórias”, tendo sido validadas tanto pelo Banco de Portugal como pelo Banco Central Europeu.
Candeias estudou e deu aulas na Universidade de Coimbra e é pós-doutorada em Processamento de Sinal de Fala. Já lecionou em várias universidades europeias e brasileiras e já passou por empresas como a Microsoft. Desempenha a função de CDO do Banco Montepio desde fevereiro de 2023.
O CDAO foi criado com o intuito de “promover uma comunidade de partilha e a troca de experiências entre os responsáveis pela área de dados e analítica de algumas das maiores organizações e empresas em Portugal”, indica a instituição.