Os Awards for Excellence da Euromoney atribuíram ao Santander Portugal o título de melhor banco no país em 2025. No total, o banco arrecadou três distinções, tal como o BPI. O Millennium BCP venceu dois prémios e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) um.

A Euromoney justifica a distinção do Santander com os resultados obtidos em 2024. “Ao aliar uma rentabilidade recorde a uma adoção digital líder no setor, a uma satisfação do cliente excecional, a um financiamento sustentável orientado para o futuro e a um papel comunitário cada vez mais profundo, o Santander Portugal estabeleceu uma nova referência para a banca portuguesa em 2024”, argumenta a instituição.

A entidade realça o lucro recorde alcançado, ao mesmo tempo que manteve um rácio de eficiência de 25,5% e um rácio CET1 de 16%. Destaca-se também a qualidade dos ativos, o crescimento da carteira de crédito e o financiamento sustentável. Ao mesmo tempo, o Santander sobressaiu pela “pegada social” que “cresceu ao lado das métricas financeiras”.

Além do prémio de melhor banco, o Santander Portugal foi nomeado melhor banco de investimento para M&A e melhor banco para Responsabilidade Corporativa. Na área das aquisições, a Euromoney sublinha o lugar de topo do banco desde 2020, tanto em termos de volume como em valor das operações. Destaca-se a venda da Greenvolt, em que foi consultor e intermediário financeiro. Já na Responsabilidade Corporativa, a Euromoney elogia o papel da Fundação Santander no país.

O BPI conseguiu trazer para casa a taça em três categorias: melhor banco digital, melhor banco para grandes empresas e melhor banco para ESG. No campo digital, o banco destaca-se pela, cada vez maior, abrangência das suas plataformas e o lançamento da plataforma Quatru, na área dos imóveis e gestão doméstica. O investimento no digital também é algo a sublinhar na vertente das grandes empresas, nota a Euromoney, que elogia ainda o financiamento sustentável, com o ‘green lending’ a alcançar 1,9 mil milhões.

Olhando para as PME, foi o Millennium BCP que levou este galardão para casa, bem como o melhor banco de investimento para financiamento. A Euromoney aponta o investimento na digitalização e inovação, a par do “apoio financeiro personalizado” às PME como razão para este prémio. Do lado do financiamento, a entidade destaca o desempenho do Millennium Investment Banking em 2024, que reportou receitas de 34,2 milhões, maioritariamente de comissões.

Por fim, o melhor banco de investimento foi a CGD. A instituição tem um “forte compromisso com a sustentabilidade e o aconselhamento transfronteiriço”, considera a Euromoney. Salienta-se ainda a posição de liderança da CGD no mercado de dívida português. A Caixa foi o ‘bookrunner’ principal para os emissores de dívida em Portugal, apresentando três vezes mais transações que o segundo posicionado.