
Sabia que as t-shirts e jeans usados podem ser transformados em papel? Esta é a última inovação da portuguesa Renova e que ajudou a empresa a entrar em novos mercados. O novo Renova TextilPapier é criado a partir de têxtil fashion reciclado, combinado com outras fibras naturais e de acordo com a empresa liderada por Paulo Pereira da Silva representa “um marco na missão da Renova de inovar com propósito e criar o papel mais sexy do mundo”. O investimento em torno deste projeto ascende a um milhão de euros, canalizados para as áreas da investigação, desenvolvimento, marketing e comunicação.
Esta nova gama já está disponível nos mercados habituais da marca e permitiu chegar às prateleiras de novos mercados internacionais, como Noruega e Alemanha. Fonte oficial da Renova confirma à Forbes Portugal “a ambição” de colocar este produto em todos os mercados internacionais onde está presente.De acordo com a mesma fonte, a Renova “está presente em mais de 70 países, nos cinco continentes”, sendo que “o mercado externo assume um peso muito significativo, representando já mais de 50% da faturação global”.
Sobre a perspetiva de entrar em mais mercados, a mesma fonte oficial admitiu que “pretendemos, essencialmente, continuar o nosso desenvolvimento na Europa. Queremos expandir a nossa presença, consolidando-nos nos mercados onde já estamos presentes e explorando novas oportunidades em países europeus com elevado potencial de crescimento, como a Alemanha e a Inglaterra”. Numa altura em que as taxas aplicadas pela Administração Trump têm marcado a atualidade, a mesma fonte salientou que “recentemente, foi criada a Renova América, uma empresa no México, onde pretendemos continuar a desenvolver a nossa marca”.
De acordo com a empresa do segmento dos produtos de papel tissue, apenas 1% de todas as roupas usadas são recicladas, sendo que os restantes 99% acabam em aterros ou é incinerado. A empresa lembra que França já aprovou uma nova lei que prevê um sistema de penalizações sobre os produtos de fast-fashion. É neste contexto que “o Renova TextilPapier faz a diferença, ao dar uma nova vida a materiais que, de outra forma, seriam desperdiçados, contribuindo ativamente para a economia circular”.
A mesma fonte oficial lembrou que o investimento em inovação “representa um peso significativo para a Renova, refletindo o compromisso contínuo da marca no desenvolvimento de produtos diferenciadores, mais sustentáveis e alinhados com as necessidades dos consumidores”. E garantiu que “esta aposta constante em inovação permite à marca manter-se na vanguarda do sector e reforçar a sua presença a nível internacional”.