A plataforma de pagamento digital KWiK, criada pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), registou no 1.° semestre de 2025 mais de 8,6 milhões de transferências, que movimentaram um valor aproximado de 214 mil milhões de kwanzas.

Estes dados, segundo uma nota, indicam um crescimento superior a 999.9% em comparação com o período homólogo de 2024, com uma média diária de 70 mil operações nos últimos meses

A nova fase do instrumento de pagamento KWiK, foi lançada FILDA, assenta sobre indicadores sólidos que demonstram um crescimento significativo deste serviço de transferências digitais instantâneas, no último ano.

“Estrategicamente pensada para acompanhar esta fase de maturidade do serviço, a nova fase do KWiK promove a consolidação como meio de pagamento instantâneo nacional e instrumento de inclusão financeira. A ferramenta oferece formas de pagamentos rápidos, seguros e acessíveis a todos os angolanos, incluindo os que estão excluídos do sistema financeiro, ou que não têm conta bancária”, lê-se na nota.

Esta fase, para além de difundir maior conhecimento sobre o KWiK, pretendem aproximar o serviço do quotidiano da população, demonstrando a sua utilidade tanto no comércio formal como nos contextos informais, nos mercados de rua, moto-táxis e candongueiros.

Lançado em Outubro de 2023, o KWiK reforça e facilita a interoperabilidade entre carteiras digitais e sistemas bancários, permitindo transferências instantâneas e seguras 24 horas por dia, através de diferentes canais e dispositivos.

Para enviar ou receber dinheiro através deste serviço, basta ter um smartphone ou um simples telemóvel de teclas, e uma conta num banco ou carteira móvel.

As transferências podem ser feitas indicando apenas o número de telemóvel, e-mail, alcunha ou IBAN do destinatário, o que torna o sistema simples, flexível e inclusivo.