
O Banco Central Europeu (BCE) criou uma plataforma de inovação para colaborar com intervenientes europeus no âmbito do projeto do euro digital. Cerca de 70 participantes, incluindo bancos, fintech, comerciantes, start-ups e outros prestadores de serviços de pagamento, inscreveram-se para trabalhar com o BCE na exploração de funcionalidades e casos de uso do euro digital, uns na vertente de ‘pioneiros’, outros na vertente de ‘visionários’.
A plataforma de inovação simula o ecossistema previsto do euro digital, no qual o BCE fornece apoio técnico e infraestruturas para que os intermediários europeus desenvolvam funcionalidades e serviços de pagamento digital inovadores a nível europeu.
A vertente dos ‘pioneiros’ está a investigar como os pagamentos condicionais em euro digital (ou seja, transações realizadas automaticamente quando determinadas condições pré-definidas são cumpridas) poderiam ser implementados do ponto de vista técnico. Está também a desenvolver casos de uso potenciais para pagamentos do quotidiano.
Os ‘pioneiros’ vão explorar a integração das interfaces simuladas do euro digital nas suas próprias plataformas. O BCE fornece aos participantes apoio técnico e especificações, como uma interface de programação de aplicações (API), para que possam trabalhar de forma autónoma em casos de uso à sua escolha. Os ‘pioneiros’ irão resumir as suas conclusões num relatório, que será analisado pelo BCE para orientar o desenvolvimento do projeto do euro digital.
A vertente dos ‘visionários’ está a conduzir investigação sobre novos casos de uso do euro digital e sobre como estes podem ajudar a enfrentar desafios sociais, como a inclusão financeira digital. Por exemplo, a possibilidade de abrir uma carteira digital de euro em qualquer estação de correios poderia garantir o acesso gratuito aos serviços de euro digital, mesmo para pessoas sem conta bancária ou sem acesso a dispositivos digitais.
As conclusões de ambas as vertentes serão publicadas pelo BCE num relatório ainda este ano.
“Congratulamo-nos com o enorme interesse demonstrado pelos participantes do mercado nesta iniciativa entusiasmante”, afirmou Piero Cipollone, membro da Comissão Executiva, num comunicado divulgado nesta segunda-feira. “A diversidade e criatividade das propostas evidenciam o potencial do euro digital como catalisador da inovação financeira na Europa, incluindo o desenvolvimento de novas soluções que melhorem a experiência de pagamento dos europeus e criem oportunidades de mercado”.