Os amantes do wellness e da natureza podem contar com um novo spot para férias ou para uma simples escapadela. Isto porque a Kimpton, marca de Luxury lifestyle do portfólio do InterContinental Hotels Group – IHG, abriu a sua primeira unidade no Algarve, na Praia de São Rafael.

O Kimpton Atlântico Algarve, que nasceu da reabilitação antigo NAU São Rafael Atlântico, pretende diferenciar-se “com o conceito de soulful luxury focado em experiências locais”, explica à Forbes Portugal a diretora-geral da unidade hoteleira, Catarina Simões.

Questionada sobre os argumentos que justificam esta estreia no mercado português, Catarina Simões salienta que a Kimpton “traz um conceito arrojado e diferente da oferta atualmente presente no mercado português, em especial, no Algarve, localização escolhida para acolher a primeira unidade da marca em Portugal”. A marca de luxo Kimpton foi criada em 1981, em São Francisco, EUA, por Bill Kimpton, e desde então tem feito uma expansão internacional que já inclui mais de 75 espaços.

A expansão em Portugal não se ficará por aqui. Sem revelar a localização exata, Catarina Simões assume que “a marca Kimpton terá uma outra unidade a abrir em Portugal ainda este ano e está em franco crescimento na Europa, com vários hotéis a serem anunciados em breve”.

A diretora-geral não revelou o valor do investimento no Kimpton Atlântico Algarve, mas admite que “foi bastante considerável visto que foram renovadas todas as áreas de clientes incluindo quartos, Spa, restaurantes, bares e jardins. Além de que foi também feita uma intervenção nas áreas de colaboradores e serviços essenciais do hotel”.

Sobre o público-alvo do Kimpton Atlântico Algarve, a gestora detalha que se destina a “casais à procura de momentos de descontração, amantes de wellness que adoram fazer meditação, conectar-se com a natureza e fazer tratamentos revitalizantes, amigos a celebrar juntos momentos importantes e hóspedes que não dispensam viajar com os seus amigos de quatro patas que fazem também parte da família”.

Catarina Simões acredita que na unidade hoteleira “teremos muitos hóspedes vindos dos Estados Unidos, onde a marca Kimpton é bastante conhecida, e também registamos já uma procura significativa de clientes da América do Sul. Além disso, temos bastantes clientes de vários mercados europeus e que fazem estadias prolongadas no Algarve. Já os portugueses têm-nos procurado para escapadas de fim-de-semana”. Nesta fase inicial, a taxa de ocupação “está alinhada com o previsto e vemos que o Verão terá uma boa procura, assim como, o Outono, visto que o Algarve é conhecido pelo tempo ameno e sol diário mesmo nos meses de inverno”.

A responsável destaca que é a Kimpton é marca “bastante versátil com oferta tanto em cidades como em destinos e locais mais orientados para resorts. O Kimpton Atlântico Algarve, por exemplo, tem o melhor de dois mundos, porque apesar de não ser um hotel de praia tem acesso direto à conceituada praia de São Rafael. Além disso, estamos a apenas 30 minutos de vários locais algarvios históricos que os nossos hóspedes podem explorar”.

Sobre o impacto desta vertente do wellness no turismo, Catarina Simões realça que “cada vez mais as pessoas preocupam-se com o bem-estar, em ter tempo para si mesmas, para retemperar energias, conectarem-se consigo próprias e desligar do mundo digital que as rodeia”. E refere que “é isso que oferecemos no Wellness Hub, um santuário de 1800 metros quadrados, onde o hóspede pode escolher se quer meditar, exercitar-se com um instrutor particular, experimentar tratamentos de revitalização diários ou simplesmente relaxar na piscina de Vitalidade com luz natural”. A diretora-geral do Kimpton Atlântico Algarve admite que “Portugal é um excelente destino para quem procura experiências wellness porque é, cada vez mais, um serviço integrado nos hotéis de marca e de segmento luxo com todas as ofertas diferenciadoras e disponíveis de Norte a Sul do país”. Mas sublinha que o wellness “ainda não tem um impacto significativo para o volume de negócios e para a economia, no entanto, é bastante visível, anualmente, o crescimento deste segmento. Por isso, muitos hotéis têm apostado significativamente nas ofertas wellness, sendo uma parte importante do que os clientes querem quando escolhem o destino de férias ou de fim-de-semana”.

De acordo com a mesma fonte, o Kimpton Atlântico Algarve é “o primeiro hotel em Portugal com um estúdio de Yoga e Pilates Virtual, onde os hóspedes podem realizar aulas a qualquer hora do dia, sozinhos ou em grupo e de acordo com o seu nível de flexibilidade”.

De entre as experiências que se pode encontrar, Catarina Simões destaca que o hotel possui “um calendário de atividades sazonais que inclui momentos de meditação, workshops de cerâmica e de artigos de palma, workshops de pintura, observação de estrelas, experiências de stand-up Yoga, entre outras atividades de lazer que possuem uma componente aspiracional, de bem-estar e autenticidade”.