Dez dias antes da apresentação dos resultados do segundo trimestre, os órgãos sociais da Caixa Geral de Depósitos (CGD) ficam completos, após o Banco Central Europeu (BCE) ter concluído a avaliação dos candidatos (‘fit and proper’) para o mandato de 2025 a 2028, segundo nota enviada pelo banco do Estado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Nos cargos de presidência não há novidades: António Farinha Morais é reconduzido para mais um mandato como presidente do Conselho de Administração da CGD (‘Chairman’) e Paulo Moita de Macedo mantém-se como vice-presidente e presidente da Comissão Executiva (CEO) – um mandato que, ao chegar ao fim, totalizará 12 anos à frente do banco público.

Mas, se no topo nada muda, ao nível da composição da Comissão Executiva e dos administradores não executivos há várias novidades. As principais são a entrada dos ex-presidentes do Banco CTT e do Novo Banco como vogais não executivos na administração liderada por Paulo Macedo.

João Moreira Rato, antigo presidente da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública durante o governo de Passos Coelho, e ex-presidente do Banco CTT (de setembro de 2019 a junho de 2023), é nomeado vogal não executivo.

Outro elemento que passou pelo Novo Banco é nomeado administrador não executivo e integrará a Comissão de Auditoria. Trata-se de Eduardo Stock da Cunha, que presidiu ao Novo Banco em 2014, após substituir Vítor Bento. Stock da Cunha não se irá cruzar com José João Guilherme antigo colega de administração do Novo Banco e até agora administrador executivo da CGD, que sai agora do banco público.

Também oriunda do Novo Banco é Luísa Soares da Silva, nomeada administradora não executiva. Integrou a administração de António Ramalho, onde desempenhou o cargo de Chief Legal, Compliance & Sustainability Officer (CLCSO), tendo saído daquela instituição financeira em 2024.

Na Comissão Executiva mantêm-se cinco dos anteriores membros e saem outros cinco. A nova composição, válida até 2028, é a seguinte:

  • Presidente da Comissão Executiva: Paulo Moita de Macedo

  • Vice-presidente e vogal: Francisco Cary

  • Vogais executivos: João Paulo Tudela Martins, Madalena Carvalho Talone, Ana Maria Sousa Carvalho, António Alves Valente, Bárbara Costa Pinto e Luís Pereira Coutinho.