
O CaixaBank lançou um novo agente baseado em inteligência artificial (IA) generativa com o objetivo de facilitar aos utilizadores da sua aplicação móvel o conhecimento sobre os produtos financeiros disponíveis, permitindo compará-los e escolher a opção que melhor se adapta às suas necessidades. Esta nova funcionalidade, construída com tecnologia da Google Cloud, marca um passo pioneiro no setor bancário espanhol, segundo informa o CaixaBank em comunicado.
O Jornal PT 50 questionou se esta inovação se estenderia à app do BPI em Portugal, mas fonte oficial esclareceu que, sendo as aplicações do CaixaBank e do BPI diferentes, esta inovação não chegará, para já, aos clientes do banco em Portugal.
O agente de IA, que já foi disponibilizado a 200 mil clientes, foi inicialmente concebido para a área dos cartões. Através de uma interação direta, o agente é capaz de responder a perguntas sobre as características dos cartões presentes no catálogo da app, comparar as diferentes opções e apresentar a recomendação mais adequada ao perfil do utilizador. O cliente pode ainda continuar a conversar com o agente para esclarecer dúvidas adicionais, recebendo um resumo com o cartão recomendado. Uma vez esclarecidas todas as questões, é possível avançar com o pedido do cartão de forma simples e rápida através da app.
Este projeto insere-se no compromisso da CaixaBank com a aplicação da inteligência artificial generativa, conforme definido no seu Plano Estratégico 2025-2027. A iniciativa visa explorar novas formas de aplicação de IA para proporcionar uma experiência de utilização mais fluida e eficaz, acelerando a resolução de dúvidas. As conclusões retiradas desta fase inicial serão fundamentais para o desenvolvimento de outros agentes baseados em IA generativa.
Paralelamente, a CaixaBank está a renovar vários aspetos da sua aplicação com o objetivo de melhorar a experiência do utilizador. Esta renovação passa pela modernização do design e pela simplificação de operações, facilitando assim a gestão financeira dos clientes.
A CaixaBank é atualmente a instituição financeira líder em banca digital em Espanha, com 12,2 milhões de clientes digitais, segundo a instituição.
No primeiro trimestre de 2025, os registos digitais de clientes adultos aumentaram 38% em comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto as vendas digitais cresceram 22%.
O agente de IA faz parte da estratégia tecnológica da CaixaBank para os próximos anos, assente em quatro objetivos principais: aumentar a agilidade e capacidade comercial, desenvolver novos serviços através de tecnologias avançadas, promover a excelência operacional com ganhos de eficiência e reforçar a plataforma tecnológica com elevados padrões de resiliência e segurança.