
O CaixaBank concedeu mais de 9,7 mil milhões de euros em crédito hipotecário para aquisição de habitação durante o primeiro semestre de 2025. Este valor representa um crescimento superior a 46% em relação ao mesmo período do ano anterior, refere o banco nesta segunda-feira. Em Espanha, a instituição detém 27% da nova produção do mercado hipotecário.
Do total de hipotecas concedidas pelo CaixaBank durante o primeiro semestre do ano, cerca de 93% foram de taxa fixa, uma tendência que se manteve nos últimos meses, apesar da descida das taxas. “A entidade mantém a sua prioridade comercial nas hipotecas fixas devido à sua simplicidade, transparência e proteção contra aumentos das taxas, uma aposta que o CaixaBank vem fazendo há uma década e que permitiu que, atualmente, cerca de 49% da carteira hipotecária da entidade seja de taxa fixa”.
O CaixaBank, tal como refletido no seu Plano Estratégico 2025-2027, tem como objetivo continuar a liderar o mercado hipotecário nos próximos anos, mantendo a quota acima dos 25%, e continuar a crescer em todo o seu catálogo complementar de produtos e serviços do ecossistema doméstico.
Para reforçar este objetivo, o Grupo CaixaBank lançou em junho passado o Facilitea Casa, um portal imobiliário de compra e arrendamento de imóveis. O portal funciona como uma montra digital onde as imobiliárias podem publicar e gerir os imóveis que têm para venda ou arrendamento. A entidade não atua como comercializadora destes imóveis, mas oferece aos clientes e não clientes do banco financiamento e aconselhamento hipotecário para a compra dos imóveis publicados no portal, bem como o seu amplo catálogo de serviços relacionados com a habitação.
O portal começou com um volume de mais de 40 mil habitações disponíveis, selecionadas com critérios profissionais para venda ou arrendamento em todo o território nacional, um número que se espera duplicar até ao final de 2025. Entretanto, já foram assinados acordos com mais de 1100 imobiliárias, refere o banco.