Numa iniciativa para a qual a comunicação social não foi convocada, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, procedeu esta segunda-feira à entrega das casas do Conjunto Habitacional do Barreiro, em Santana, beneficiando famílias do concelho com 20 novos fogos construídos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A informação e as fotos da cerimónia foram avançadas hoje através das páginas de Facebook do Governo Regional e de Miguel Albuquerque.

Durante a cerimónia, Miguel Albuquerque reafirmou o empenho do executivo na área da habitação: "O Governo está a assumir os seus compromissos. Estamos a prosseguir com a construção de habitação para o programa Renda Reduzida. Já estamos a avançar com as cooperativas e vamos avançar com a habitação social".

Albuquerque entregou 20 apartamentos em Santana ao abrigo do PRR
Albuquerque entregou 20 apartamentos em Santana ao abrigo do PRR Foto Facebook Governo da Madeira

O chefe do Governo aproveitou a ocasião para desejar as maiores felicidades às famílias beneficiárias e enquadrar a política habitacional regional numa perspectiva mais ampla, explicando que a estratégia do executivo para esta área prioritária é complementar ao mercado privado.

Como exemplos de boas práticas, Albuquerque citou sociedades liberais como os Países Baixos, a Áustria e a Dinamarca, onde, garante, o investimento do Estado em habitação pública representa mais de 20% do parque habitacional total, funcionando como forma de apoiar, sobretudo, os jovens casais.

Relativamente à situação regional, o presidente do Executivo madeirense recordou que o parque habitacional público da Madeira representa mais de 4% do total, o dobro da média nacional, reiterando que o Governo Regional vai continuar a trabalhar no sentido de garantir habitação acessível às famílias madeirenses.