A portuguesa Bandora está a acelerar a sua expansão internacional, com a entrada recente nos Estados Unidos a reforçar o posicionamento da empresa no segmento global de eficiência energética para edifícios comerciais. A tecnológica, que desenvolve soluções baseadas em inteligência artificial para otimização da operação e consumo energético de edifícios, iniciou operações em New Jersey, através de um projeto-piloto com as cadeias de fast food Dave’s Hot Chicken e Dunkin’ Donuts.

A operação decorreu em duas unidades de elevado tráfego, geridas pela Lufrankton LLC, grupo de franchising que detém mais de 57 lojas na costa leste dos EUA. Iniciado em dezembro de 2024, o piloto produziu resultados imediatos: “Foi possível constatar de imediato uma redução média de 50% e 30% respetivamente do consumo energético destes edifícios no primeiro mês e uma média de 50% de redução a partir do segundo mês.”

A abordagem tecnológica da Bandora permite, com base em dados operacionais em tempo real, otimizar o funcionamento dos sistemas de climatização e energia dos edifícios, ajustando a procura sem comprometer o conforto dos ocupantes. “Trabalhar com estas cadeias deu-nos a oportunidade de provar a eficácia da nossa tecnologia em ambientes exigentes, com grande volume de clientes e em múltiplas localizações”, afirma Márcia Pereira, CEO da Bandora. “Estamos muito entusiasmados com estes resultados excecionais e com as novidades que estão por vir, que refletem a confiança de novos parceiros na integração de uma solução tecnológica inovadora, que ajuda a revolucionar a eficiência energética dos seus edifícios e que assenta num modelo de negócio que privilegia o lado da procura”, acrescenta.

O sucesso do piloto já permitiu à empresa iniciar negociações para expandir a solução a outras geografias nos EUA, incluindo Massachusetts e Florida, e a preparar a entrada em novos segmentos como o retalho, um mercado com forte potencial de escala para o modelo replicável da startup portuguesa.

Fundada em Portugal, a Bandora opera atualmente em Espanha, Brasil e Emirados Árabes Unidos e encontra-se em processo de expansão para a América Latina, com presença prevista na República Dominicana e Colômbia. A entrada no mercado norte-americano foi acompanhada por um investimento estratégico de 100 mil euros da HearstLab — o braço de investimento da norte-americana Hearst Corporation, um dos maiores grupos de media e informação a nível mundial.

A empresa prepara agora a primeira ronda formal de investimento, agendada para o último trimestre deste ano, para financiar a nova fase de crescimento e consolidação internacional. O mercado global de smart buildings, onde a Bandora atua, continua a registar forte tração junto de operadores de múltiplas unidades — nomeadamente redes de franchising de restauração e retalho — que procuram otimizar os custos operacionais e responder às exigências crescentes de sustentabilidade e eficiência energética.