A empresa Azule Energy e a Organização Não Governamental (ONG) VIS lançaram esta Segunda-feira, 07, em Luanda, o projecto social “Vamos Juntos”, financiada pela companhia de energia integrada e autónoma de Angola.

Segundo uma nota enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, esta iniciativa tem como foco a protecção de crianças em situação de vulnerabilidade e conta com um orçamento estimado em 650 mil dólares e reafirma o compromisso de ambas as entidades com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

“O projecto Vamos Juntos tem como objectivo geral contribuir para a protecção de grupos vulneráveis e marginalizados da sociedade angolana. Especificamente, pretende contribuir para a melhoria de serviços e infraestruturas de protecção social, bem como reforçar os mecanismos de reintegração de crianças e jovens que vivem nas ruas da cidade de Luanda”, explica o documento.

As principais actividades do projecto, realça o comunicado, incluem a renovação das infraestruturas de três centros de acolhimento, nomeadamente, Casa Magone, Casa Mamã Margarida e Casa Beata Anuarite.

De acordo com a nota, serão também realizadas acções de primeiro contacto e assistência em 27 pontos identificados nas ruas, bem como a implementação de um programa de apoio a crianças vulneráveis em quatro centros de acolhimento.

“A iniciativa inclui ainda componentes de reinserção familiar e de promoção do autoemprego, destinadas a jovens e famílias em situação de vulnerabilidade”, destaca.

No entanto, refere a nota, os beneficiários directos do projecto incluem 350 crianças em situação de rua, das quais 20 são meninas, que terão acesso a actividades de protecção sócio-sanitária nos locais identificados.

Além disso, 250 crianças e jovens vulneráveis, incluindo 30 meninas, que vivem em centros de acolhimento, beneficiarão de melhores condições sanitárias, registo de nascimento e apoio psicológico, de higiene e nutrição.

O projecto, acrescenta o documento, apoiará também 60 famílias de crianças em situação de rua no processo de reintegração social e psicológica, das quais 20 receberão kits de autoemprego. Por fim, 60 jovens em situação de vulnerabilidade serão acompanhados no processo de autonomização e inserção no mercado de trabalho, dos quais 30 receberão igualmente kits de autoemprego.

A Azule Energy, sublinha a nota, é reconhecida pela sua vasta carteira de projectos sociais, tem vindo a investir de forma consistente em iniciativas de impacto comunitário, incluindo projectos financiados com recursos próprios.

Durante a cerimónia, o CEO da Azule Energy Adriano Mongini declarou que o projecto “Vamos Juntos” é mais um exemplo do compromisso com a transformação social e a promoção da dignidade humana.

“Este projecto representa o nosso compromisso com um futuro mais justo e inclusivo para as crianças de Angola”, assegurou.

A cerimónia oficial de lançamento contou com a presença do CEO da Azule Energy, Adriano Mongini, do embaixador da Itália em Angola, Marco Ricci, sublinhando a relevância da iniciativa.