O CEO da McLaren Racing, Zak Brown, abrandou o entusiasmo em torno do campeonato de 2025, alertando contra a rotulação de qualquer equipa como a clara favorita após uma das temporadas mais competitivas da história recente da Fórmula 1. Apesar da impressionante vitória da McLaren no Campeonato de Construtores em 2024, superando a Ferrari por apenas 14 pontos, Brown insiste que a arrogância não tem lugar na mentalidade da equipa enquanto se preparam para a próxima temporada.

“O Cenário Competitivo”

Max Verstappen conquistou o seu quarto Campeonato de Pilotos consecutivo em 2024, mas o ressurgimento da McLaren fez com que a equipa superasse gigantes perenes como a Red Bull e a Mercedes na classificação dos Construtores. Com quatro equipas—McLaren, Ferrari, Red Bull e Mercedes—a somar várias vitórias ao longo da temporada, Brown acredita que é impossível identificar uma clara favorita para 2025.

“Acho que considerar favoritos seria arrogante,” disse Brown. “Não vejo razão para não podermos ser um dos favoritos. Mas com quatro equipas a vencer corridas regularmente, como é que se pode destacar alguém?”

Brown enfatizou que a feroz competição das equipas rivais exige uma mentalidade elevada. No entanto, pela primeira vez, ele está totalmente a bordo com as ambições da McLaren de vencer tanto os Campeonatos de Pilotos como de Construtores na próxima temporada.

“Acreditando em Pete Prodromou, ele acreditava que poderíamos ganhar o campeonato este ano. Eu não estava lá. Estou lá agora. Essa é a mentalidade que estamos a levar para 2025, mas sei que pelo menos três outras equipas, talvez mais, terão essa mesma mentalidade.”

“Pilotos Prontos para a Glória do Campeonato”

Brown elogiou a dinâmica dupla de pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, ambos os quais conquistaram as suas primeiras vitórias em corridas em 2024. Norris obteve quatro vitórias a caminho do segundo lugar no Campeonato de Pilotos, enquanto Piastri, apenas na sua segunda temporada, capturou duas vitórias e terminou um impressionante quarto lugar.

“Todos os fins de semana, vê-se a melhor dupla de pilotos da Fórmula 1—Lando e Oscar—a trabalhar arduamente,” disse Brown. “Seis vitórias em grandes prémios, 21 pódios e oito pole positions este ano mostram que têm o que é preciso para competir ao mais alto nível.”

A classificação de Norris em segundo lugar foi a melhor para um piloto da McLaren desde Jenson Button em 2011, enquanto o quarto lugar de Piastri marcou o melhor resultado da equipa para um segundo piloto desde Lewis Hamilton em 2012. Ambos os pilotos contribuíram para a sequência de 14 pódios consecutivos da McLaren, a segunda mais longa na história gloriosa da equipa.

“Dentro e fora da pista, ambos deram passos enormes este ano,” disse Brown. “Provaram que podem lutar pelo campeonato.”

“O Caminho para 2025”

A McLaren entra em 2025 com ímpeto, mas o otimismo fundamentado de Brown reflete a competitividade elevada da moderna Fórmula 1. A equipa está determinada a capitalizar o seu sucesso em 2024, mas continua cautelosa face à ameaça representada pela Ferrari, Red Bull, Mercedes e potencialmente um concorrente surpresa.

A humildade de Brown, aliada à ambição, sublinha a estratégia da McLaren: respeitar a concorrência, aperfeiçoar o sucessor do MCL38 e aspirar a escrever mais um capítulo no legado de triunfos da equipa.