João Mendes e Mikel Villanueva não devem renovar contrato com o Vitória de Guimarães e, por isso, não entram nos planos para a próxima temporada. Ambos terminam os respectivos vínculos com os conquistadores no final do próximo mês de junho e a partir desse momento ficam livres no mercado.

O defesa central venezuelano, de 32 anos, cumpriu três épocas ao serviço dos vimaranenses, depois de ter saído do Santa Clara, e não teve uma passagem muito consistente pelo emblema minhoto, atravessando alguns períodos com lesões. No entanto, na temporada que agora terminou ainda foi utilizado em 26 encontros, em todas as competições, tendo sido titular em 22 ocasiões.

Já o médio português, de 30 anos, que chegou à cidade berço no verão de 2023, proveniente do Chaves, foi um jogador importante nas últimas duas épocas. Na que agora findou somou um total de 47 participações (24 na equipa inicial), contribuindo com oito golos e três assistências. O jogador luso é facilmente associado aos tentos espetaculares e decisivos, tendo inclusivamente vencido o prémio de melhor golo da Liga no passado mês de abril.

Também os jogadores que foram cedidos ao V. Guimarães, no mercado de janeiro, estarão de saída. O lateral-direito Hevertton Santos que tem contrato com o Queens Park Rangers tinha uma cláusula de opção de compra, mas não será ativada pelo clube. O mesmo acontece com Umaro Embaló que chegou por empréstimo dos neerlandeses do Fortuna Sittard, mas que foi afastado dos trabalhos da equipa devido a um teste antidoping positivo a uma substância ilícita de cariz recreativo.