Para alguns a notícia já era, de certa forma, esperada. Para muitos caiu como uma bomba: o Fonte do Bastardo, que ganhou o segundo dos seus dois campeonatos em 2015/15, e durante as últimas décadas bateu-se com os principais clubes nacionais - em 2022/23 perdeu a final para o Benfica e nas duas últimas épocas venceu a Taça Federação, não vai ter equipa masculina na 1.ª Divisão na temporada 2025/26.

A triste notícia foi avançada através de um comunicado publicado pela direção do clube da ilha Terceira, na qual contam que «Não foi uma decisão tomada de ânimo leve – pelo contrário, lutámos até ao limite para encontrar soluções viáveis. Infelizmente, a realidade ultrapassou a nossa vontade» e onde refere, que a decisão «no quadro atual, se afigura irrevogável».

Entre as principais razões para esta opção estão «a falta dos apoios privados, e os atrasos nos pagamentos dos apoios oficiais», salienta o comunicado.

Os responsáveis açorianos garantem, no entanto, que a modalidade não cessará no clube, nem há qualquer desejo nisso, e contam que este seja apenas um momento de suspensão devido à atual situação, pois os propósitos de todos mantêm-se bem vivos.

«O voleibol continua a viver neste clube, noutras equipas e em outros escalões – e a nossa missão mantém-se intacta. Este é um passo atrás forçado pelas circunstâncias, mas não uma desistência dos nossos valores, nem do nosso futuro», acaba por concluir o comunicado.