Benfica e Sporting defrontam-se este domingo, no Estádio Nacional, em Oeiras, na final da Taça de Portugal. O encontro está marcado para as 17:15, mas os adeptos já estão concentrados na tradicional romaria ao Jamor.

O acesso ao complexo só abriu às 06:00, mas durante a madrugada, centenas de adeptos esperaram em fila, na estrada, pela abertura dos principais acessos.

As porta do Estádio Nacional do Jamor abrem três horas antes da partida, às 14:15.

Benfica e Sporting procuram segundo troféu da época

O bicampeão Sporting e o Benfica, vencedor da Taça da Liga, fecham este domingo a época futebolística nacional ao mais alto nível, com a final da Taça de Portugal, no Jamor. Ambas as equipas vão em busca do segundo troféu da temporada.

A formação leonina, que começou com Ruben Amorim, prosseguiu com João Pereira e acaba com Rui Borges, já ganhou a mais importante da competição, revalidando o título 71 anos depois, e chega como favorito, para a sétima 'dobradinha' da sua história, também porque tem Viktor Gyökeres.

O avançado sueco, que soma 53 golos em 51 jogos pelos 'leões' na presente temporada, poderá cumprir o último encontro pelo Sporting, assim esperam todos os adversários do bicampeão, um dia depois de ter visto morrer o sonho de conquistar a Bota de Ouro, culpa da pontuação e de Kylian Mbappé.

Por seu lado, o Benfica, que arrancou com o alemão Roger Schmidt e passou rapidamente para as mãos de Bruno Lage, tenta juntar a Taça de Portugal, que já não conquista desde 2016/17, à Taça da Liga, arrebatada em Leiria numa final com os 'leões', decidida nos penáltis (7-6), após 1-1 nos 120 minutos.

As baixas para o jogo

O herói desse confronto acabou por ser o guarda-redes ucraniano Trubin, ao parar 14.º pontapé, de Francisco Trincão, sendo, para este jogo, uma 'baixa' voluntária, pois Lage já anunciou a titularidade de Samuel Soares.

Pelo contrário, são baixas, por lesão, Bah, Manu Silva e Amdouni, enquanto Aursnes está em dúvida, como o central Diomande no Sporting, ao qual faltam os lesionados Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões.

Rui Borges antevê duelo equilibrado, Bruno Lage admite que título 'não salvará a época'

Do lado dos leões, o treinador do Sporting, Rui Borges, antevê um jogo extremamente competitivo, sublinhando que será um duelo entre as duas melhores equipas do campeonato.

O treinador do Benfica, Bruno Lage, manifestou a ambição de conquistar o título da Taça de Portugal, mas admitiu que uma eventual vitória não será suficiente para salvar a época. Ainda assim, sublinhou que a equipa trabalha sempre com o máximo de exigência e compromisso.

O Benfica, recordista de vitórias (26) e presenças na final (será a 39.ª), e o Sporting, que procura o 18.º título na 31.ª presença, defrontam-se na final da Taça de Portugal no Jamor, às 17:15 de hoje, com arbitragem de Luís Godinho.

Esta vai ser a oitava final entre Benfica e Sporting, e primeira desde o trágico embate marcado pela morte de um sportinguista atingido por um 'very light' disparado por um adepto 'encarnado', em 1995/96.


- Com Lusa