A FKF, Federação de Futebol doQuénia, abriu uma investigação devido às suspeitas de manipulação de resultados por parte da própria seleção, no encontro comCamarões, a contar para a fase de qualificação para a Taça das Nações Africanas.

Em causa está um vídeo que circula pela internet, onde o guarda-redes Patrick Matasi levanta suspeitas de uma possível manipulação de resultados. O vídeo em questão mostra o jogador a discutir com um homem sobre o plano para combinar um jogo em troca de dinheiro.

«A FKF defende a integridade do futebol e lançou uma investigação oficial, em colaboração com a FIFA, a Confederação Africana de Futebol e outras autoridades relevantes. Reafirmamos a nossa política de tolerância zero em termos de manipulação de jogo e estamos empenhados em preservar a credibilidade da nossa competição», garantiu a organização.

Em outubro de 2024, a seleção queniana foi goleada pelos Camarões (4-1), hipotecando assim as hipóteses de qualificação para a fase final da CAN 2025.

O selecionador Engin Firat acabou demitido e substituído por Benni McCarthy, que ainda não convocou o guarda-redes acusado.