
O Sporting está à beira de conquistar o bicampeonato, bastando-lhe um empate frente ao Marítimo, no desafio deste sábado (18h30), no Funchal, na penúltima jornada da fase final do Grupo A.
Depois das três vitórias dos leões nesta época frente à turma madeirense, duas delas por mais de 10 golos (31-23, 41-29 e 35-24), só se algo muito ilógico acontecesse é que o feito ficaria por concretizar.
Citado pela página da Federação de Andebol (FAP), o congolês Christian Moga, defensor e pivô do Sporting, perspetivou o embate: "A preparação está a ser boa, começámos bem a semana e estamos focados neste jogo, que é muito importante para nós. É sempre difícil jogar na Ilha, ainda mais porque, em casa, o Marítimo contará com o apoio dos seus adeptos, mas vamos lutar para ganhar, fazer o melhor possível. O adversário roubou pontos ao FC Porto há pouco tempo e isso serve-nos de aviso. Sabemos que não vai ser fácil e temos esse alerta na cabeça. Vamos com tudo. é uma mistura de emoções. Jogar fora, na casa do adversário, e saber que, se ganharmos, está feito e somos campeões. Foi uma época longa e dura, conseguimos fazer boas coisas e estamos a um passo. E temos de o dar na Madeira."
Mas o título até pode ser selado horas antes, desde que o FC Porto não vença na receção ao Benfica, agendado para as 15h00.
Se o Sporting perder e o FC Porto ganhar, as duas equipas decidirão o título na 6.ª e última jornada, com os leões a receberem os dragões no João Rocha, também a precisarem, nesse caso, do empate para se sagrarem bicampeões, algo que não acontece desde há sete anos (2016-17 e 2017-18).
Com efeito, o FC Porto dominou o panorama nacional no andebol no ciclo anterior, tendo conquistado o tetracampeonato, série interrompida na época 2019/20, pois a competição não se concluiu devido à pandemia da Covid.
Mas já na época transata, o Sporting inverteu o domínio dos principais rivais, batidos em toda a linha, contando também com a Taça de Portugal e a Supertaça, troféus que os leões ganham há três e duas épocas consecutivas, respetivamente.
Com a entrada em Alvalade (2021) do treinador Ricardo Costa, curiosamente dispensado pelo FC Porto quando o Sporting foi campeão no primeiro ano do último bicampeonato, e dos seus filhos Martim e Kiko, dois dos melhores jogadores do mundo, e com a integração de outros jovens e talentosos através de uma escolha criteriosa do plantel, o Sporting tem superado todas as expetativas, mesmo ao nível internacional, onde chegou aos quartos de final da Liga dos Campeões, com triunfos históricos frente a colossos como os húngaros do Veszprém, franceses do PSG, alemães do Füchse Berlin e polacos do Wisla Plock, entre outros, vitórias que valeram o 2.º lugar na fase de grupos da série A.
Os leões somam até à data 20 campeonatos nacionais, atrás dos 24 do FC Porto, mas à frente do ABC (13), Benfica (7) e Belenenses (5).