A Pedreira sente o cheiro a sangue. A jornada 21 da Liga Portugal Betclic coloca o SC Braga com a hipótese de se chegar, em definitivo, ao terceiro lugar da tabela classificativa. Para isso, os arsenalistas têm de fazer o que não conseguiram fazer na primeira volta: vencer o Gil Vicente.
O empate caseiro do FC Porto frente ao Sporting abriu a porta para que os Gverreiros do Minho possam, com uma vitória este domingo, igualar os dragões no terceiro posto. Motivação extra para o coletivo arsenalista, ainda que Carlos Carvalhal tenha deixado claro, durante a antevisão ao encontro feita este sábado, que o objetivo é o mesmo para todos os confrontos: lutar por três pontos de cada vez.
É difícil para os adeptos bracarenses esconderem o entusiasmo. Não só o terceiro lugar está a um passo, como também o momento da temporada é animador. O SC Braga está a vencer há três jogos consecutivos e a uma vitória de igualar a melhor série de triunfos em seguida de toda a época.
Do outro lado, os gilistas querem voltar a pontuar depois de averbados dois desaires em sequência. Esta temporada, o galo já mostrou que sabe bater o pé aos melhor cotados. Para além de ter empatado com este mesmo SC Braga e com o Sporting, o Gil Vicente venceu o FC Porto e «despediu» Vítor Bruno. Contudo, tudo isso foi conseguido na fortaleza do Cidade de Barcelos.
As duas equipas apresentam-se com algumas ausências. Do lado bracarense, Carlos Carvalhal confirmou que Sikou Niakaté, Vítor Carvalho e Rodrigo Zalazar estão indisponíveis para a partida deste domingo. Os forasteiros apresentar-se-ão também sem o castigado Rúben Fernandes, sem João Marques (emprestado pelos arsenalistas) e sem Mohamed Bamba, reforço de inverno. Pablo Felipe e Yaya Sithole também não estão nas condições físicas ideais e dificilmente serão armas para o «assalto» à Pedreira.
Em matéria de campeonato, SC Braga e Gil Vicente vão medir forças pela 48.ª ocasião. Este dérbi minhoto tem sido particularmente favorável ao emblema da Cidade dos Arcebispos: em 47 duelos, o SC Braga venceu 23 e o Gil Vicente somou apenas nove triunfos. Na Pedreira, em jogos de Liga, os gilistas venceram apenas por três vezes (1991, 1993 e 2022) contra 14 triunfos dos anfitriões.
O encontro deste domingo está marcado para as 18h00, horário de Portugal Continental. António Nobre é o árbitro nomeado para dirigir o confronto, auxiliado por Nelson Pereira e José Mira. Pedro Ramalho vai desempenhar a função de quarto árbitro e no VAR vão estar Fábio Melo e Nélson Cunha.