![Roménia deixa Portugal mais perto do Mundial Austrália2027](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Portugal ficou, este sábado, a uma vitória, ou até um empate, de se apurar diretamente para o Mundial de raguebi Austrália 2027, Isto porque a Roménia, que ainda irá defrontar os lobos, bateu a Bélgica por 14-31, na segunda jornada do Rugby Europe Championship 2025 (REC25).
Ao não somarem qualquer ponto em dois encontros – Portugal e Roménia -, os belgas ficam automaticamente fora da corrida ao Austrália2027, tal como a Alemanha, caso Portugal ganhe o embate deste domingo no Estádio do Restelo (17h15), independentemente de somar ou não a bonificação ofensiva.
Até um empate pode servir aos lobos, desde que façam mais ensaios do que os germânicos, uma vez que esse é o primeiro critério de desempate no caso de duas seleções terminarem em igualdade pontual.
E mesmo na eventualidade de um empate com o mesmo número de ensaios marcados, Portugal também está, neste momento, em clara vantagem na diferença de pontos marcados e sofridos (10/-38), no número de ensaios (6/1) e pontos marcados (40/10) em todos os jogos do Grupo B.
Para alcançar o objetivo, o selecionador Simon Mannix escalou um ‘quinze’ com apenas três alterações em relação à equipa que venceu a Bélgica (40-30) na primeira jornada.
Na primeira linha, Anthony Alves relega para o banco Diogo Hasse Ferreira, na terceira entra Diego Pinheiro e sai Vasco Baptista, enquanto Hugo Camacho entra diretamente para médio de formação, em vez de Samuel Marques.
Desta forma, Portugal vai alinhar, de 1 a 15, com: David Costa, Luka Begic, Anthony Alves, José Madeira, José Rebelo de Andrade, Diego Pinheiro, Nicolas Martins, João Granate, Hugo Camacho, Joris Moura, Rodrigo Marta, Tomás Appleton, José Lima, Vincent Pinto e Simão Bento.
No banco, como ‘reforços’, o técnico neozelandês conta com António Machado Santos, Santiago Lopes, Diogo Hasse Ferreira, Vasco Baptista, Francisco Pinto Magalhães, Manuel Vareiro e Raffele Storti.
Após o alargamento do Campeonato do Mundo para 24 seleções, a Europa passou a ter quatro vagas diretas na competição, que serão atribuídas aos dois primeiros classificados de cada grupo do REC25.
O quinto classificado do REC25 apura-se para o torneio final de repescagem, a disputar em novembro.
Portugal participou em dois Mundiais de raguebi, ambos em França, em 2007 e em 2023, tendo conseguido, no último, a sua primeira vitória de sempre na competição, frente às Fiji (24-23).