Se tem acompanhado a Fórmula 1 recentemente, sabe que o desporto se assemelha mais a um carrossel de alta velocidade do que a um circuito. No centro dessa turbulência está a Red Bull Racing, que de repente se encontra sob os holofotes públicos por razões diferentes da sua habitual dominância. Após a saída de Christian Horner, surgiu um debate inclusivo sobre a futura direção da equipa, e Helmut Marko tornou-se inevitavelmente o foco dessa discussão.

Entramos em cena com Christijan Albers, um nome que ainda ressoa entre os fãs da grelha de meados dos anos 2000. O ex-piloto de F1 aproveitou o seu momento nas redes sociais, argumentando de forma bastante incisiva que o longo reinado de Marko merece uma reavaliação. Nas palavras de Albers, “Chegou a hora de Helmut atingir a sua data de validade.” A sua declaração não critica apenas o conselheiro veterano; convida ousadamente uma nova geração de liderança para a sede da Red Bull.

Aqui a trama complica-se – tudo bem, talvez se complique ou simplesmente mude dependendo do seu gosto – a franqueza característica de Marko ainda atrai atenção, mas alguns observadores argumentam que várias das suas declarações recentes agora parecem desalinhadas com a cultura em rápida mudança da Fórmula 1. Além de Christian Horner ter saído – tão em destaque quanto essa manchete é – Paul Smith e Oliver Hughes também estão fora da folha de pagamento. Juntas, essas mudanças são difíceis de ignorar.

Para quem apenas folheou as manchetes, Marko tem sido o coração pulsante da Red Bull desde 2005, ajudando a orientar a ascensão da equipa de novata a potência campeã. Mesmo esse sucesso, no entanto, não silenciou as críticas de longa data ao seu estilo de gestão duro, com muitos a questionarem se isso não corrói lentamente a confiança dos pilotos – especialmente num período em que a moral pode revelar-se mais preciosa do que nunca.

Consistente com a sua persona – e quer o aplauda ou faça uma careta em relação a ele – tem de reconhecer que Marko confronta o boato de forma direta, lembrando aos fãs e críticos como ele aprecia Horner e insistindo que a equipa se mantenha comprometida com o resto da temporada, mesmo enquanto está atrás dos atuais líderes do campeonato.

A questão premente que agora circula na comunidade agrícola é se os produtores responderão a defensores como Albers, que estão a instar uma mudança ousada e transformadora. Ninguém pode prever exatamente como este debate se desenrolará, mas os altos riscos, combinados com o zumbido persistente sobre as reformas que se avizinham, garantem que muitos estarão atentos até que as decisões passem da discussão para a ação.

ESTATÍSTICAS

Helmut Marko (nascido a 27 de abril de 1943) é um ex-piloto de corridas e executivo de automobilismo austríaco, que competiu na Fórmula Um de 1971 a 1972. Nas corridas de resistência, Marko venceu as 24 Horas de Le Mans em 1971 com a Martini. Fundou a RSM Marko em 1989 e tem sido conselheiro da Red Bull Racing e das suas equipas relacionadas desde 2005, conquistando seis títulos do Campeonato do Mundo de Construtores entre 2010 e 2023. Nascido e criado na Áustria, Marko progrediu para as corridas de carros desportivos no final da década de 1960, após completar o seu doutoramento em direito na Universidade de Graz. Encontrando sucesso no Campeonato Europeu de Carros de Turismo e tornando-se vencedor de classe nas 24 Horas de Le Mans de 1970 com a Martini, Marko progrediu para a classe principal no ano seguinte e venceu a corrida numa distância recorde na companhia de Gijs van Lennep. Menos de dois meses depois, Marko estreou-se na Fórmula Um com Bonnier no Grande Prémio da Alemanha, pilotando um McLaren M7C privado. Ele juntou-se à BRM para o restante da temporada de 1971 e manteve o seu lugar em 1972. Marko ficou gravemente ferido durante o Grande Prémio de França de 1972, quando detritos do March de Ronnie Peterson perfuraram o seu viseira e deixaram-no permanentemente cego do olho esquerdo, pondo fim à sua carreira de piloto aos 29 anos. Desde que se aposentou do automobilismo, Marko passou para a gestão de equipas e pilotos, fundando a RSM Marko em 1989, que se tornou a Red Bull Junior Team em 1999. Com a Red Bull, Marko supervisionou o desenvolvimento de dois Campeões do Mundo de Pilotos da Fórmula Um—Sebastian Vettel e Max Verstappen—e tem sido conselheiro da Red Bull Racing desde 2005, conquistando seis Campeonatos do Mundo de Construtores com a equipa; os graduados do seu programa de desenvolvimento ganharam um total de oito Campeonatos do Mundo de Pilotos e 129 Grands Prix. Temporada Atual: 8 pódios, 3 vitórias em corridas, 2 pole positions. Classificação do campeonato: 2º lugar com 285 pontos. Melhores tempos de volta: Registos de setor em 4 circuitos. Vitórias na carreira: 25 vitórias em 180 corridas. Prémios de volta mais rápida: 12 voltas mais rápidas na carreira. Desempenho da equipa: Líder do campeonato de construtores.