Ramón Forcada analisou no podcast Duralavita, citado pelo Motosan, as razões por trás da vitória de Marco Bezzecchi em Silverstone e os problemas técnicos que impediram Fabio Quartararo de conquistar o triunfo.

O antigo chefe mecânico espanhol explicou que o resultado do GP da Grã-Bretanha foi condicionado por questões técnicas, não por falta de velocidade do piloto francês da Yamaha. Forcada contextualizou a performance das diferentes máquinas no traçado britânico, sublinhando as características específicas do circuito.

‘Silverstone é um circuito muito de piloto; em geral tens de fazer uma moto equilibrada’, começou por explicar Forcada no podcast. O técnico espanhol destacou ainda o estado de espírito do vencedor da corrida: ‘Aqui o que vimos é que Bezzecchi está com a cabeça bem, acreditando. Mas eu creio que a grande surpresa foi Fabio [Quartararo].’

A análise de Forcada focou-se especialmente no momento decisivo da corrida, quando Quartararo liderava confortavelmente antes do problema técnico. ‘O Bezzecchi ganhou porque Fabio teve o problema na moto. Dissemos mil vezes que a Yamaha, como tem problemas de aderência atrás, vai muito bem com pneus novos. Fabio fez três poles três poles seguidas, isto é quase recorde. Mas depois nas Sprints sofria, e nas longas muito mais’, explicou o antigo responsável técnico.

O especialista foi categórico ao avaliar o domínio que Quartararo exercia sobre a corrida antes da avaria: ‘Pois aqui na longa, se não tem o problema a corrida era dele. Porque a tinha controlada, não ia nem a forçar em demasia.’

Para resolver definitivamente estes problemas recorrentes com os sistemas de regulação de altura, Forcada apresentou uma solução radical: ‘Mudar o sistema, mandar tudo fora’, concluiu o técnico, defendendo uma revisão completa dos sistemas atuais que têm causado tantos problemas às equipas.