Miguel Oliveira (Yamaha) lamentou ter sofrido um problema técnico na sua mota, que o obrigou a alterar a estratégia nos treinos cronometrados do Grande Prémio da Alemanha, 11.ª ronda da temporada.

"Hoje escolhemos a tática errada. Antes disso, tive um pequeno problema com a mota e tive de mudar de pneus imediatamente, pelo que saí para a pista mais tempo com os macios", começou por explicar o piloto português, em declarações divulgadas pela equipa Prima Pramac.

Miguel Oliveira terminou a sessão com o 17.º tempo e terá de disputar a primeira fase da Qualificação no sábado.

"O ritmo não era mau e, apesar da queda [de desempenho dos pneus], já deu para ficar com uma ideia do que podemos fazer na corrida sprint" de sábado, disse.

Por causa dessa situação, Miguel Oliveira teve de fazer a sua volta rápida "antes do previsto".

"Saí sozinho e consegui um tempo aceitável. Depois disso, estava mais ou menos convencido em sair novamente sozinho para uma segunda tentativa. Mas, em conjunto com a equipa, decidimos esperar e tentar ter uma referência e isso revelou ser a escolha errada", admitiu o português, de 30 anos.

A partir daí, as coisas já não correram conforme previsto.

"Para mim, aqui [no circuito de Sachsenring] até é pior seguir alguém. Apesar de ter tido dificuldades no setor um e dois, senti que conseguiria fazer 1.19 minutos. Mas, agora, tenho de passar pela Q1", lamentou Miguel Oliveira.

"Vamos ver como serão as condições agora, se chove, se chove muito, ou se será uma sessão mista, o que seria o cenário mais complicado para nós", concluiu o piloto da Yamaha.