
O Liverpool anunciou, esta sexta-feira, que a camisola '20' foi retirada em homenagem a Diogo Jota, que tragicamente faleceu num acidente de viação. O respetivo número foi excluído da lista de opções de todos os escalões de formação do clube e da equipa feminina.
«Esta mudança é o reconhecimento, não apenas da contribuição imensurável do nosso rapaz de Portugal para o sucesso dos reds nos últimos cinco anos, mas também pelo profundo impacto pessoal que ele teve nos seus colegas de equipa e adeptos, bem como as ligações eternas que construiu com eles», pode ler-se no comunicado emitido pela turma inglesa.
Michel Edwards, CEO de futebol da Fenway Sports Group - donos do clube -, destacou o cariz especial desta ação: «Acredito que esta é a primeira vez na história do Liverpool Football Club que tal honra é concedida a uma pessoa. Portanto, podemos dizer que esta é uma homenagem única a uma pessoa excecionalmente maravilhosa.»
«Ao retirar esse número, estamos a torná-lo eterno — e, portanto, nunca será esquecido. Diogo juntou-se a nós em 2020, ganhou o número 20 e vestiu — com honra, distinção e carinho — o número 20. No que diz respeito ao Liverpool Football Club, ele será para sempre nosso número 20», acrescentou.
Recorde-se que o avançado luso disputou 182 encontros pelos reds, ao longo de cinco temporadas. O jogador oriundo de Gondomar anotou 65 golos e 22 assistências pela respetiva instituição.