Jari-Matti Latvala, a lenda do rali que se tornou diretor de equipa, está prestes a voltar ao terreno, respondendo ao chamado do lugar do condutor após anos a dominar a partir do banco de reservas. Enquanto a transição de Latvala para chefe de equipa em 2021 impulsionou a Toyota para a liderança do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), a sua paixão pelas corridas nunca desapareceu completamente. Agora, em 2025, o homem de 39 anos está pronto para satisfazer a sua vontade de competir mais uma vez, combinando o seu papel de liderança com uma campanha a tempo inteiro no Campeonato Europeu de Ralis Históricos da FIA.

Latvala começará as suas funções na equipa em Monte Carlo e na Suécia antes de se afastar para mergulhar completamente no circuito histórico. É um regresso que os fãs de Latvala há muito aguardam, com o presidente da Toyota, Akio Toyoda, e o diretor desportivo, Kaj Lindström, a ocuparem o seu lugar durante o Rali da Finlândia enquanto ele se aventurava ao volante.

Latvala vai abordar a série europeia histórica do próximo ano em grande estilo, pilotando um Toyota Celica Turbo 4WD – uma decisão tornada possível após a recente permissão da FIA para carros de rali históricos até ao ano 2000. Latvala está claramente entusiasmado com a mudança, e não está sozinho, pois os fãs dos carros do Grupo A dos anos 90 e dos primeiros World Rally Cars aguardam ansiosamente o seu regresso à ação.

“É uma boa notícia,” comentou Latvala, entusiasmado com a decisão da FIA. “Há tantos fãs que adoram ver estes carros em ação, e eu sou um deles. Estou emocionado por trazer o Celica ST185 para o Campeonato Europeu.”

Com a paixão do veterano do rali reacendida, 2025 promete ser um ano eletrizante tanto dentro como fora da pista para Latvala e os fãs da Toyota.