A Ferrari (RACE.MI) reportou um desempenho sólido no terceiro trimestre, com um aumento de 7% nos lucros principais, apesar de uma ligeira queda nas entregas, impulsionada pela elevada procura por novos modelos de luxo. O fabricante automóvel italiano viu um aumento de 60 milhões de euros, graças ao forte interesse nas suas últimas novidades premium, incluindo o V12 Daytona SP3 de 2 milhões de euros e algumas unidades do ultra-exclusivo 499P Modificata de 5,1 milhões de euros.
O CEO Benedetto Vigna destacou a “visibilidade excepcional do livro de encomendas da Ferrari até 2026”, com a nova linha 12Cilindri a liderar a procura. Esta linha, introduzida em maio, contribuiu significativamente para a previsão positiva da Ferrari, enquanto a empresa se prepara para o lançamento do seu muito aguardado primeiro modelo totalmente elétrico no próximo ano.
A Ferrari reportou um EBITDA ajustado no terceiro trimestre de 638 milhões de euros (695 milhões de dólares), em linha com as expectativas dos analistas. Apesar do ano estelar da Ferrari, que viu as ações subirem cerca de 40%, as ações sofreram uma queda de 5,7% após a divulgação dos lucros, uma vez que os analistas descreveram os resultados como “sólidos em vez de espetaculares”.
No terceiro trimestre, as entregas da Ferrari diminuíram 2% para 3.383 unidades, incluindo uma queda de 29% na China — uma região onde a Ferrari tem uma exposição limitada. Os analistas da Bernstein notaram que a queda não era surpreendente, considerando-a como uma alocação estratégica das entregas da Ferrari para manter margens premium. Espera-se que as entregas superem os níveis do ano passado no quarto trimestre.
A Ferrari manteve a sua orientação para 2024, com o EBITDA esperado para atingir pelo menos 2,5 mil milhões de euros (2,7 mil milhões de dólares), expressando uma maior confiança em atingir as metas anuais.