Aos 32 anos, o lateral João Amorim decidiu colocar um ponto final na carreira de futebolista. O defesa, que terminou recentemente contrato com o Leixões, após quatro épocas de ligação ao emblema do Mar, anunciou a decisão nas redes sociais.

"Hoje despeço-me do futebol como jogador. Tudo começou com 10 anos, um longo caminho até ao dia de hoje, nos treinos de captação do Ribeirão. Não consigo descrever esse momento em palavras. Foi onde a alegria de jogar futebol se tornou real. Completei a minha formação no V. Guimarães, foi lá que aprendi muito dos valores que carrego hoje, um clube que me marcou e que me permitiu estrear nas seleções jovens de Portugal, desde os sub 15 até aos sub 21, e também na 1.ª Liga, um momento inexplicável", começou por recordar o lateral, antes de continuar. 

"Foi um caminho duro, com muitas lesões graves que condicionaram a minha carreira. Lutei com unhas e dentes pelos meus sonhos. Contudo devido a essas lesões, não consegui chegar ao nível que se calhar tinha condições para chegar. Todavia, estou orgulhoso do meu caminho e sei que tudo fiz para ser melhor todos os dias . Assim, para bem dos meus joelhos e porque tenho uma longa vida pela frente, decidi tomar esta decisão e seguir outro rumo. A todos os clubes por onde passei, o meu muito obrigado por tudo. A todos os colegas e treinadores que apanhei ao longo da carreira, o meu obrigado. A todos os envolvidos nos clubes por onde passei, o meu obrigado. Qualquer coisa que precisem não hesitem, continuarei a ser a mesma pessoa e a ajudar-vos sempre que precisarem", terminou.

João Amorim termina a carreira com 295 jogos como sénior, 87 deles pelo Leixões, o emblema que mais vezes representou. O defesa vestiu também a camisola do Freamunde, Cova da Piedade, Varzim, Arouca, Aves, Belenenses, Ac. Viseu e V. Guimarães.