A Honda é uma das fabricantes atualmente no MotoGP mais atrás em termos de competitividade e Joan Mir, estrela da equipa que vai para o seu terceiro ano com a equipa não teve problemas em referir que esta precisa de ajuda.

O ex-campeão do mundo lembrou em palavras ao Crash que a RC213V tem uma qualidade ‘inacreditável’ enquanto moto, mas em termos de desempenho puro está ‘atrás’, e não se coibiu de pedir ‘ajuda’.

E explicou até, indo mais longe, de que proveniência essa ajuda poderia chegar, dando a entender que reforços vindos da concorrência podem ser a «chave»: ‘Precisamos de ajuda de pessoas europeias. Italianos, espanhóis que trabalham para os fabricantes europeus’.

As notícias que chegam por vezes de reforços vindo precisamente das outras equipa tem animado Mir: ‘Por isso todas as notícias que temos, quando alguém está a vir [para a Honda], como piloto é sempre um alívio. Porque significa que estão a fazer o que eu penso que é o caminho’.

Ainda assim uma ‘mistura’ parece ser o ideal, considerou: ‘Precisamos dos japoneses, precisamos dos europeus, precisamos dessa mistura. Isto é o que será a nossa força’.