O campeão da NASCAR Cup Series por sete vezes e membro do Hall of Fame, Jimmie Johnson, partilhou recentemente como transformou a negatividade em combustível para a sua carreira lendária. Falando no podcast High Performance, Johnson refletiu sobre os seus primeiros dias na Hendrick Motorsports (HMS) e como o apoio—e o desprezo—associados ao seu colega de equipa Jeff Gordon o ajudaram a moldar-se numa força dominante no desporto.

“Herdando Fãs—e Críticos—de Jeff Gordon”

Johnson, que foi contratado por Gordon para se juntar à HMS apesar de não ser um destaque na série de segunda linha da NASCAR, rapidamente colheu os frutos da confiança da equipa. Juntamente com a herança dos fãs de Gordon, Johnson também se viu no centro da animosidade dos detratores de Gordon, o que frequentemente o afetava.

“Não é que eu estivesse confortável nesses momentos—eu apenas reagi corretamente,” admitiu Johnson. “Claro que levei isso para o lado pessoal.”

“Transformando Negatividade em Motivação”

A crítica não foi fácil para Johnson lidar inicialmente. Ele revelou que os comentários duros e as percepções negativas o mantinham acordado à noite, alimentando frustração e raiva. No entanto, recusou-se a deixar que a negatividade desviasse o seu foco. Em vez disso, canalizou-a para motivação, usando a adversidade como uma força impulsionadora para se esforçar ainda mais.

“Claro que odiei ver o que estava a ser dito sobre mim. Isso mantinha-me acordado à noite. Frustrava-me; deixava-me irritado. Mas, no final, motivou-me.”

“A Prosperar Sob Pressão”

À medida que Johnson começou a encontrar sucesso, descobriu uma resiliência interior que não sabia que possuía. Equilibrar uma pressão imensa com uma execução quase impecável tornou-se uma marca da sua carreira.

“Comecei a ter sucesso, e pude olhar para trás e pensar, ‘Ok, isto é bom. Está a ajudar-me.’ Não era divertido, não era confortável, mas ajudou-me. Não fazia ideia de que poderia estar sob tanta pressão durante tantos anos e caminhar nessa linha fina sem cometer erros.”

A experiência, explicou Johnson, ensinou-lhe o poder da perseverança e da resistência mental, traços essenciais que lhe permitiram dominar a NASCAR Cup Series durante quase duas décadas.

“Lições para o Legacy Motor Club”

Agora co-proprietário e piloto do Legacy Motor Club, Johnson insinuou que continua a tirar proveito dessas lições no seu papel atual. As reações negativas e a pressão que enfrentou como piloto ajudaram-no a desenvolver uma mentalidade de campeão, que espera incutir na sua nova equipa.

“Os comentários de Jimmie Johnson mostram a sua mentalidade de campeão e como ele utiliza tudo—até os fatores negativos—para o seu benefício.”

À medida que Johnson continua a guiar o Legacy Motor Club, os fãs estarão atentos para ver se ele consegue canalizar a mesma garra e determinação para elevar a sua nova equipa às alturas que uma vez alcançou como piloto.