
Champions League, 2.ª mão do play-off: quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025, 17h45
A ANTEVISÃO: ELIMINATÓRIA ENCONTRA-SE PRATICAMENTE RESOLVIDA, MAS EQUIPA DE RUI BORGES QUER SURPREENDER
Oito dias depois da goleada sofrida em Alvalade diante do Borussia Dortmund, a equipa do Sporting desloca-se agora ao Signal Iduna Park para tentar discutir uma complicada ida aos oitavos-de-final da Champions League. Sem Gyokeres e Francisco Trincão, a mensagem que é transmitida é a de gestão, mas entre os pupilos do clube de Alvalade sente-se ambição na tentativa de reverter o pesado resultado vivido na primeira mão do apuramento para a fase seguinte da competição internacional.
Os leões têm sido ‘vítimas’ de um ciclo exigente de jogos e de alucinante onda de lesões. De recordar que no embate caseiro diante do Arouca (2-2), Rui Borges viu a sua lista de ausências a aumentar, com Daniel Bragança a desfalcar as convocatórias até ao final da presente temporada. Com estes dois fatores, os verdes e brancos poderão ver esta partida apenas para cumprir calendário ou até mesmo lançar peças para que possam virar opções para colmatar as baixas de peso do plantel (Eduardo Felícissimo, Alexandre Brito, Manuel Mendonça são alguns dos nomes na calha). Apesar disto, a crença que se vive em Alvalade também passa pela tentativa (ainda que complicada) de conseguir carimbar um passaporte para o seguinte capítulo da prova milionária.
Do outro lado, surge um Borussia Dortmund, também ferido por conta dos resultados recentemente obtidos em partidas para a Bundesliga (foram derrotados pelo Vfl Bochum por 2-0), mas totalmente embalado em permanecer na Liga dos Campeões. Os vice-campeões europeus poderão também apresentar um onze alternativo, dada a situação atual da eliminatória diante do Sporting.
Feito o ponto de situação de ambas equipas, espera-se uma partida a um ritmo brando, onde os dois emblemas poderão apresentar alguma rotatividade nos seus plantéis. Ainda assim, a Champions League é o palco das grandes surpresas e as duas turmas deverão focar-se em protagonizar mais uma tarde de gala na maior prova de clubes do mundo.
10 DADOS RÁPIDOS
- Este será o sexto jogo da história entre Sporting e Borussia Dortmund. Os alemães têm-se agigantado perante os leões (quatro vitórias e apenas uma derrota).
- Sporting visita o Signal Iduna Park pela terceira vez.
- Na casa do ‘Die Borussien’, os verdes e brancos nunca venceram, nem nunca conseguiram abanar as redes adversárias.
- Em solo alemão, o Sporting apenas venceu uma partida, esta disputada diante do Eintracht Frankurt, em setembro de 2022.
- O Borussia Dortmund marcou em todos os embates protagonizados juntos do Clube de Alvalade.
- Pedro Porro foi o último futebolista com a camisola do Sporting a apontar um tento certeiro diante dos germânicos.
- Na presente temporada, a turma de Rui Borges já jogou na Alemanha, junto do Leipzig, onde foi derrotado por 2-1.
- No triunfo alcançado diante dos verdes e brancos (3-0), marcadores do lado do emblema que milita na Bundesliga foram Serhou Guirassy, Pascal Gross e Karim Adeyemi.
- Na presente temporada, o Borussia Dortmund já disputou 15 partidas em casa, alcançando o seguinte registo: nove triunfos, três empates e três derrotas.
- O árbitro desta partida será Davide Massa (Itália).
JOGADORES A TER EM CONTA
Maximilian Beier – O avançado de 22 anos partiu na condição de suplente na partida da primeira mão e aponta agora à titularidade no Signal Iduna Park. Com sete jogos da Liga dos Campeões, o futebolista quer estrear-se a marcar na presente edição da mesma e dar (ainda mais) embalo à sua turma no carimbar do passaporte para a fase seguinte da prova internacional.

Conrad Harder – Com a ausência de Viktor Gyokeres é o ponta-de-lança dinamarquês que têm sido presença assídua na frente de ataque do Sporting. O camisola 19 mostra sempre uma grande vontade em causar estragos perante as defesas adversárias e coloca-se como o ‘Ás de trunfo’ para Rui Borges naquilo que poderá ser o balão de oxigénio dos leões nesta eliminatória. De recordar que o jovem de 19 anos marcou frente ao Bolonha, na última jornada da fase de Liga.
XI´s PROVÁVEIS
Borussia Dortmund: Gregor Kobel, Julian Ryerson, Nico Schlotterbeck, Emre Can, Daniel Svensson, Pascal Gross, Marcel Sabitzer, Jamie Gittens, Julian Brandt, Karim Adeyemi e Maximilian Beier
Treinador: Niko Kovac
«A eliminatória não acabou, estamos a meio. Estou à espera de um jogo difícil, vamos lá para dentro dar 100%, sem calculismos. Estamos aqui para ganhar o jogo e podem ter a certeza que não vamos mudar muito».
Sproting: Franco Israel, Eduardo Quaresma, Inácio, Ousmane Diomande, Matheus Reis, Morten Hjulmand, João Simões, Geovany Quenda, Biel Teixeira, Maxi Aráujo e Conrad Harder.
Treinador: Rui Borges
«É dar o nosso máximo. Tentarmos ser o mais capazes possível dentro do que temos que fazer. A gestão é neste jogo porque não estou a atirar a toalha ao chão. Tinha que ser feita e vai ser feita agorae».
PREVISÃO DE RESULTADO: Borussia Dortmund 1-1 Sporting