
A Casa Branca está a ser alvo de fortes críticas por ter partilhado um vídeo “ASMR” do momento da deportação de imigrantes. Importa saber que “ASMR” é uma tendência na internet que habitualmente utiliza sons suaves para relaxar quem está a ouvir.
O vídeo com 41 segundos de duração está publicado na conta oficial na rede X (antigo Twitter) da Casa Branca e exibe imagens de imigrantes a serem revistados, algemados e levados para um voo de deportação.
Na legenda pode ler-se: "ASMR: Voo de deportação de imigrantes ilegais", uma descrição e imagens que geraram críticas, tendo a publicação sido classificada como "desumana" e "cruel".
O que é “ASMR”?
O estilo ASMR, que se tornou popular na internet, utiliza sons suaves e imagens calmantes para induzir sensações de relaxamento nos espetadores.
Essas sensações, na maior parte das vezes descritas como "formigueiro" na cabeça, ou uma sensação de "paz", são desencadeadas por estímulos específicos, como sussurros, sons suaves ou movimentos delicados, explica a ASMR University.
No entanto, a associação desse conceito com o processo de deportação em massa está a ser amplamente condenada.
Musk achou piada
Elon Musk não quis deixar passar em branco a publicação da Casa Branca, tendo partilhado o vídeo na sua conta X com a descrição "Haha wow".
Recorde-se que no dia 14 de fevereiro, o Presidente norte-americano aproveitou o Dia dos Namorados para enviar uma mensagem muito pouco romântica aos imigrantes ilegais nos Estados Unidos.
Trump prometeu durante a sua campanha eleitoral realizar a maior deportação de migrantes indocumentados na história do país.