A FPF [Federação Portuguesa de Futebol] anunciou, este sábado, que vai organizar, em dezembro do ano vigente, a primeira edição do Grande Congresso do Futebol Português.

Pedro Proença, presidente da FPF, revelou, durante o primeiro Fórum do Futebol, que o evento procura «projetar o futuro» do futebol português, assim como ser um espaço «de debate» para um futebol «mais competitivo».

«O primeiro Grande Congresso do Futebol Português será um espaço em que jogadores, treinadores, árbitros e dirigentes terão papel fundamental para lançar os alicerces para um futebol mais competitivo, justo, inclusivo e moderno. É altura de reunir e debater ideias. O Congresso será um grande fórum de reflexão», começou por dizer.

«Temos de concluir o que queremos para o Futebol português, um fórum que nos dará o que queremos projetar para o futuro. É nosso dever e vosso dever servir o Futebol português, colocar toda a nossa ambição. Temos a responsabilidade de potenciar, valorizar e direcionar a nossa paixão imensa», concluiu.

Assim, o congresso marcado para dezembro deverá apresentar conclusões e caminhos a seguir no futebol português e na «indústria» da modalidade. O primeiro Fórum do Futebol reuniu todos os Delegados que compõem o Assembleia Geral da FPF e ainda anunciou a composição das comissões (19 no total). Manuel Nunes, ex-presidente da Associação de Futebol de Leiria, é o coordenador das comissões.

Eis as comissões e os respetivos presidentes apresentados pela FPF em comunicado:

Comissões Permanentes
Formação de Agentes Desportivos - Pedro Xavier
Assuntos Regulamentares - José Carlos Oliveira
Futebol Jovem e Futebol Não Profissional - Domingos Paciência
Futebol Feminino - Sofia Teles
Futsal e Futebol de Praia - José Fontelas Gomes
Fair Play - Daniel Carriço

Comissões Não Permanentes
Arbitragem - Duarte Gomes
Infraestruturas e Segurança - Pedro Matias
Associações Distritais e Regionais - José Neves
Desenvolvimento Processo de Certificação - Pedro Mil-Homens
Futebol Profissional - Joaquim Ribeiro
Treinadores - José Pereira
Competições de Clubes - Nuno Gomes
Dirigentes - Diamantino Gonçalves
Financiamento e Controlo Económico - Joaquim Marques
Agentes - Artur Fernandes
Jogadores - Hélder Postiga
Seleções - Humberto Coelho
Saúde - João Pedro Mendonça