
Toprak Razgatlioglu poderá estar prestes a concretizar a sua entrada no MotoGP através da Pramac Yamaha em 2026, com elementos do seu círculo próximo a confirmarem que as negociações já estarão concluídas.
A mudança do piloto turco para a categoria rainha do motociclismo mundial ganhou nova força nas últimas semanas, com o SPEEDWEEK.com a avançar que pessoas próximas do campeão de WorldSBK classificam o negócio como «fechado». Esta informação marca um ponto de viragem nas especulações que se arrastavam há meses sobre o futuro do atleta de 27 anos.
Mugello surge como o palco escolhido para oficializar esta contratação, aproveitando o facto de a prova italiana ser a corrida caseira da equipa Pramac. O timing não parece casual, permitindo à estrutura italiana apresentar a sua nova estrela num ambiente favorável, entre 20 e 22 de Junho. A escolha estratégica do local reforça a importância que a equipa atribui a esta aquisição.
As declarações públicas de Kenan Sofuoglu, empresário de Razgatlioglu, sobre uma possível mudança para a MotoGP ganham agora um contexto diferente. O que parecia ser apenas uma manifestação de interesse revela-se como parte de uma estratégia cuidadosamente orquestrada para preparar o terreno para esta transferência histórica. A Red Bull, patrocinador pessoal do piloto, acompanhará esta mudança, garantindo continuidade no apoio financeiro.
O impacto desta contratação, a confirmar-se, estende-se para além da simples chegada de um novo piloto ao MotoGP. Jack Miller e Miguel Oliveira, atuais pilotos da Pramac, enfrentam agora incertezas sobre o seu futuro, sendo que o caso do australiano é ainda mais perigoso, contratualmente falando: enquanto o contrato de Miller expira no final desta temporada, o de Oliveira poderá ter cláusulas que permitam renegociações. O piloto australiano, apesar de mencionar a existência de um «Plano B» no WorldSBK, insiste que os seus resultados na MotoGP justificam a renovação contratual, especialmente após o sétimo lugar conquistado em Silverstone, com alguns rumores até a apontarem a possibilidade da Honda estar no futuro.
A transição de Razgatlioglu para 2026 permite-lhe ainda competir uma temporada com pneus Michelin antes da mudança oficial para Pirelli, marca que já utiliza no WorldSBK. Esta adaptação gradual poderá facilitar a sua integração na nova categoria, onde terá acesso ao mesmo material técnico dos pilotos oficiais Yamaha.
Note que para já não existe qualquer confirmação oficial, sendo assim que a informação carece de ser oficializada, isto se efetivamente alguma vez o for.