O Benfica desafia a invencibilidade do FC Porto em casa, para a Liga. Até ao final da campanha no campeonato, será o adversário, em teoria, mais capacitado para retirar aos dragões o registo quase imaculado no Dragão para a principal prova nacional. E escrevemos quase porque apesar de ser a única equipa da Liga sem derrotas no seu domicílio, empatou em três ocasiões, frente ao Santa Clara, Sporting e V. Guimarães

Ainda assim, na entrada para o clássico, é a única formação nacional invicta em 13 jogos frente ao seu público, somando 10 vitórias. Também é no Dragão que o FC Porto revela ser mais forte no domínio dos golos marcados na Liga, 35, em comparação com os 23 que apontou extramuros, além de apenas ter sofrido cinco golos – 16 no exterior, três vezes mais. É fácil sinalizar os marcadores desses cinco tentos: Tomané (Farense), Roger Fernandes (SC Braga), Gabriel Silva (Santa Clara), Fresneda (Sporting) e Úmaro Embaló (V. Guimarães) furaram o bloqueio defensivo do FC Porto no Dragão.  

À exceção do Farense e SC Braga, que saíram derrotados do desafio da 1.ª volta do campeonato, Santa Clara, Sporting e Vitória conquistaram um ponto e, no que aos leões diz respeito, vantagem no confronto direto com os azuis e brancos, dado que os leões ganharam 2-0 em Alvalade. Sendo a única equipa que na Liga nunca perdeu em casa, evidentemente o FC Porto quer manter essa fortaleza de pé quando defrontar no domingo o Benfica.  

Na realidade, não é fácil ganhar no Dragão, mesmo que o FC Porto não esteja a fazer uma época extraordinária. Longe disso. Esta temporada, e incluindo todas as competições, só uma equipa lá venceu: o Olympiakos, por 0-1, na 7.ª jornada da fase de liga da UEFA Europa League, já Vítor Bruno tinha sido substituído interinamente por José Tavares.  

A estes 13 jogos que o FC Porto leva sem perder no seu domicílio há que juntar três da época passada contra Boavista (2-1), Sporting (2-2) e Famalicão (2-2). A última derrota aconteceu frente ao Vitória, por 1-2, num desafio cheio de peripécias, em que Galeno marcou nas duas balizas e Pepe foi expulso 70 minutos. Após se desentender com o árbitro assistente, o antigo central e capitão foi expulso por Fábio Veríssimo quando fez sinal ao árbitro de que precisava de óculos.  

Faz um ano, na próxima segunda-feira, que os minhotos infligiram aos portistas a última derrota no Dragão, para o campeonato. Conseguirá o Benfica eliminar algum do medo cénico que sente quando vai a casa dos dragões? Afinal, na Liga os encarnados apenas venceram 15 vezes como visitantes em 90 partidas. O FC Porto ganhou em 53 ocasiões.