Ruben Amorim disse esta sexta-feira que quer «um ou dois» grandes jogadores para reforçar o plantel do Manchester United no verão. Reiterou que não terá tanto tempo como teve Alex Ferguson para transformar o clube, mas disse ter a certeza que a próxima época terá de ser melhor. Não quer é pensar a quatro anos...

O treinador falava sobre o trabalho que terá para acompanhar a concorrência - não só o City, que defronta no domingo, mas também clubes como o Newcastle ou o Nottingham Forrest, que estão à frente na tabela. «Não só o Manchester City, mas também outras equipas, que já estão numa posição em que precisamos de muito para os apanhar. Só quero concentrar-me nos nossos pontos fortes e usar o nosso clube para trazer um ou dois grandes jogadores. Por vezes ‘grandes’ jogadores’ para mim não é o mesmo que para vocês. Estamos a fazer tudo para sermos muito melhores na próxima época. Se vai demorar quatro anos [para ganhar a Premier League], não sei. Na próxima época temos de ser muito melhores», referiu.  

A Direção prevê que o United conquiste o título da Premier League em 2028; como comparação, tem aquela vez em que terminou em 13.º lugar em 1990, sob o comando de Ferguson, antes de se tornar campeão três anos mais tarde. 

Amorim sabe que os clubes já não são tão pacientes como eram antes e disse ter consciência de que os problemas não se resolvem de um ano para o outro, mas também não quis pedir muito tempo. 

«Compreendo, não sou ingénuo, Não consigo gerir a expetativa. Sei que não vamos ser o maior candidato ao título no próximo ano ou nos próximos dois anos. Estamos a fazer muitas coisas. Por vezes, mudámos jogadores porque tiveram de se adaptar aos nossos novos padrões. Temos de mudar muitas coisas, mudámos muitos funcionários, coisas dentro do clube. Não posso dizer que precisamos de muitos anos, mas também não estou a dizer que vamos ganhar o título no próximo ano - não sou louco. No próximo ano vamos sofrer muito para sermos muito melhores. O que estou a dizer é que não quero esta conversa de que precisamos de muitos anos. Vamos manter a calma, estamos com pressa. Estamos a sofrer muito para sermos muito melhores no próximo ano e é esse o nosso objetivo. Não quero ser aquele tipo que chega aqui e diz que precisamos de muito tempo. Não vou ser esse treinador», explicou. 

Não posso dizer que precisamos de muitos anos, mas também não estou a dizer que vamos ganhar o título no próximo ano - não sou louco. No próximo ano vamos sofrer muito para sermos muito melhores

Não dá para ser como Ferguson

«Penso que o foco deve ser a forma de melhorar a nossa equipa em todos os aspetos. A Premier League é muito diferente, há muita gente que diz que Sir Alex Ferguson demorou três ou quatro anos a ganhar alguma coisa. Atualmente isso não é possível, porque temos de falar três vezes e dar três entrevistas antes de cada jogo, pelo que a pressão é completamente diferente», sublinhou ainda.  

Amorim foi ainda questionado sobre se a vitória contra o Manchester City, no Etihad, é o ponto alto da sua passagem pelo United até: «Não vejo uma vitória como um momento especial. Os momentos especiais são a conquista de títulos. Mesmo na terceira divisão, é possível vencer a melhor equipa dessa divisão.»

O United recebe o City no terceiro dérbi de Manchester da época, no domingo, com a equipa ainda em 13.º lugar na Premier League.