O FC Porto anunciou esta sexta-feira que é agora detentor da totalidade do passe de Samu, depois de ter ativado a última opção de compra de 15 por cento dos seus direitos económicos por 5 M? e negociado os restantes 20 por cento, por 7 M?, com o At. Madrid. Os dragões informaram isto mesmo num comunicado à CMVM.

Com este investimento, Samu passa a ser a contratação mais cara de sempre do futebol português, superando os 25 M?, com mais 4,7 M? em objetivos, que o Benfica acordou com o Feyenoord na aquisição de Kokçü, em 2023. O nível de investimento do FC Porto no seu ponta-de-lança chega, agora, aos 32 M?, depois dos 15 M? colocados na aquisição de metade do seu passe no verão passado; duas parcelas de 5 M? cada por outras tantas fatias de 15 por cento dos direitos económicos; e a compra dos restantes 20 por cento por 7 M? após negociação com os colchoneros.

De notar que, na hierarquia de maiores investimentos do futebol nacional, o pódio é fechado pelos 24 M? que o Benfica investiu na compra de Darwin Núñez em 2020.

Eis o comunicado do FC Porto à CMVM:

"A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD ("FC Porto") vem informar o mercado, os seus Associados, Adeptos e Simpatizantes, bem como o público em geral, que exerceu a segunda opção de compra prevista no Contrato de Transferência com o Club Atlético Madrid ("Atlético Madrid") para a aquisição, a título definitivo de 15% dos direitos económicos do jogador profissional de futebol Samuel Aghehowa ("Samu"), pelo valor total de 5M? (cinco milhões de euros). Mais se informa que, no âmbito do exercício antecipado desta opção de compra, e na sequência das negociações decorridas nas últimas semanas entre os dois clubes, o FC Porto acordou com o Atlético Madrid a aquisição adicional de 20% dos direitos económicos que permaneciam na propriedade do Atlético Madrid pelo valor de 7M? (sete milhões de euros), pelo que o FC Porto passou agora a deter 100% dos direitos económicos do jogador."